1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Conheça o primeiro caminhão brasileiro movido a biometano suíno que pode revolucionar o transporte de cargas nacional
Tempo de leitura 3 min de leitura

Conheça o primeiro caminhão brasileiro movido a biometano suíno que pode revolucionar o transporte de cargas nacional

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/11/2021 às 13:45
Biometano - biometano suíno - caminhão - MT - transporte de cargas
O primeiro caminhão do país movido a biometano proveniente da suinocultura foi oficialmente apresentado ao público – crédito: Nutribras

Objetivando sustentabilidade no transporte de cargas, a Nutribras Alimentos desenvolveu o primeiro caminhão movido a biometano suíno no MT. A tecnologia será ampliada para outros veículos da frota da empresa

Na última semana foi apresentado, em Sorriso (MT), o primeiro caminhão brasileiro movido a biometano suíno. O veículo conta com um motor híbrido, que também é movido por óleo diesel. O caminhão foi criado através de uma parceria entre a Nutribras Alimentos, empresa voltada para processos de suinocultura autossustentável, com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Vale ressaltar que a apresentação do modelo movido a biometano suíno contou com a presença de Tereza Cristina, ministra da Agricultura.

Leia outras notícias relacionadas

Caminhão movido a biometano suíno promete ser aperfeiçoado e render bons frutos ao transporte de cargas

Suinocultura autossustentável no Brasil: 1º caminhão de biometano suíno é apresentado – TV Cultura Buritis

De acordo com Paulo Lucion, diretor presidente da companhia, a próxima etapa do projeto terá como missão o aprimoramento do modelo. O objetivo é ampliar a tecnologia para outros veículos leves, ônibus, caminhões e tratores agrícolas que formam a frota da empresa.

Através dessa etapa, os dejetos suínos passam por um tipo de tratamento específico para que os biofertilizantes e biogás sejam extraídos e revertidos em adubo orgânico capaz de impulsionar as lavouras de milho e soja e na redução do custo de energia elétrica, respectivamente.

Segundo a ministra de agricultura, quanto mais anda pelo Brasil, maior é sua admiração pelo que o setor de produção vem fazendo pelo país. São diversos projetos, como este do caminhão a biometano suíno, desenvolvidos e levados adiante com recursos próprios. “São empreendedores que vão muito além da própria produção. Eles desejam contribuir com o Brasil e isso é gratificante”, afirmou Tereza.

Um novo ciclo de produção no transporte de cargas é desenvolvido

Lucion destacou a responsabilidade tanto social quanto ambiental do projeto do caminhão de biometano suíno para o setor de transporte de cargas e afirmou que poder contribuir com o avanço da cadeia produtiva da suinocultura é algo que é impossível de se explicar.

Esse projeto trouxe a criação de um novo ciclo de produção. Os suínos são alimentados com ração produzida a partir do milho e da soja. Por sua vez, os rejeitos orgânicos dos suínos voltam para a cadeia de produção como energia elétrica, adubo ou, a partir de agora, como biometano suíno para caminhões.

Além de Sorriso, a empresa também conta com uma unidade situada na cidade de Vera, também no MT. A companhia tem capacidade para processar e abater cerca de 3 mil suínos por dia. A conquista do projeto demonstra que a sustentabilidade está no sangue da Nutribras Alimentos e é o resultado de muito esforço e empenho dos cientistas da UNIVATES e da equipe de colaboradores da empresa.

Conheça a Nutribras Alimentos

Com unidades situadas nos municípios de Sorriso e Vera, ambos no MT, a empresa é pioneira em implementar o modelo de suinocultura autossustentável no país. A Nutribras conta com uma alta tecnologia e profissionais qualificados para atender a demanda rígida do mercado.

Com suínos de granjas próprias a Nutribras segue de forma rigorosa, todos os padrões determinados pelo sistema de inspeção federal em termos de limpeza sanitária, e garante uma boa qualidade em toda sua linha de produtos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos