Uma empresa do Canadá projetou um novo equipamento que pode mudar a forma que geramos energia em locais isolados. Uma turbina 100% a prova d’água pode gerar energia suficiente para manter ligados equipamentos do dia-a-dia
Como os países estão cada vez mais preocupados em se livrar dos combustíveis fósseis, empresas estão em uma corrida para aumentar as opções de geração de energia renovável e limpa no mercado. Pensando nisso, a Idenergie, empresa canadense do ramo de energia renovável, revelou ao público o seu novo projeto hidro cinético: uma turbina que é capaz de aproveitar a água corrente para gerar energia elétrica.
Os países solares e turbinas de geração de energia eólica estão liderando o mercado de geração de energia limpa, porém, ambos os casos sofrem com limitações. A eólica depende muito da velocidade do vento, enquanto o painel solar é capaz de produzir energia somente durante o dia. Uma turbina colocada no fluxo da água é capaz de produzir energia dia e noite.
”Além de converter a energia do rio em eletricidade, o conversor inteligente integrado inclui muitos
recursos adicionais, incluindo uma turbina de partida automática , otimização contínua de energia, recursos
de monitoramento remoto , freio de emergência e muito mais.”— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Comunicado da empresa no seu site oficialVeja também
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Vídeo de funcionamento prático do sistema
Turbina da Idenergie possui impacto ambiental reduzido
Um ponto que já foi muito criticado nas turbinas que aproveitavam a água era que esses equipamentos tinham um impacto elevado nos ecossistemas, prejudicando a natureza nos locais de instalação.
Porém, o novo projeto da Idenergie soluciona o problema. A empresa instalou o rotor do tipo Darrieus, que não traz nenhum impacto negativo nos ecossistemas. Além disso, o equipamento é feito de alumínio e de outros materiais nobres. Com isso, a turbina é a mais verde que se encontra no mercado atual.
Fácil instalação e manutenção
Outro ponto positivo da turbina é que várias podem ser instaladas no mesmo trecho de um rio, aumentando a capacidade de produção de energia para uma maior necessidade. A empresa envia a turbina desmontada, sendo montada somente no local. A instalação do equipamento é bem simplificada, precisando de apenas duas pessoas e algumas horas de trabalho para tudo ser concluído corretamente.
A turbina fluvial foi construída com um novo e exclusivo gerador elétrico sem eixo que evita a entrada de água no gerador, tornando o equipamento a prova d’água, evitando dores de cabeça com manutenções no futuro.
Capacidade de produção de energia
O gerador é capaz de produzir um total de 12 kWh de energia por dia. O equipamento pode ficar conectado a uma rede de baterias, sendo carregadas durante todo o dia. Mesmo tendo uma capacidade reduzida, uma única turbina pode produzir energia suficiente para manter equipamentos comuns, como geladeira e TV.
Além disso, uma única turbina tem a capacidade de produzir energia gerada por até 12 painéis solares comuns. Além disso, o gerador canadense representa uma economia anual de 50% se comparado com os custos de manutenção de um gerador a gasolina.