1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Conheça a maior fazenda de café do Brasil que produz 3,2 milhões de sacas por ano
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça a maior fazenda de café do Brasil que produz 3,2 milhões de sacas por ano

Publicado em 01/08/2025 às 11:47
Quem é o Rei do Café que comanda a maior fazenda do Brasil com quase 3 milhões de pés?
Quem é o Rei do Café que comanda a maior fazenda do Brasil com quase 3 milhões de pés?
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Propriedade localizada em Minas Gerais concentra a maior produção de café arábica do país, com tecnologia de ponta.

A maior fazenda de café do Brasil pertence ao grupo Terra Forte e abriga mais de 2,8 milhões de pés de café, consolidando-se como um dos principais polos produtores do mundo. A propriedade, chamada Fazenda Campo Verde, está localizada em Campo do Meio (MG) e é administrada pelo produtor João Faria da Silva, conhecido como o “Rei do Café”.

João Faria comanda um império agrícola de sete fazendas, onde são cultivados 18 milhões de pés de café arábica. A produção anual ultrapassa 3,2 milhões de sacas.

Onde está a maior fazenda de café do Brasil?

Conheça a maior fazenda de café do Brasil que produz 3,2 milhões de sacas por ano

A Fazenda Campo Verde ocupa uma área total de 1.056 hectares, dos quais 920 hectares são cultivados com café. A propriedade é referência em produtividade, com destaque para as variedades Mundo Novo, Catuaí, Acaiá, Obatã e Icatu, conforme detalhado:

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
  • Mundo Novo: 485 ha — 1.420.000 pés
  • Catuaí: 270 ha — 570.000 pés
  • Acaiá: 130 ha — 675.000 pés
  • Obatã: 10 ha — 56.000 pés
  • Icatu: 25 ha — 133.000 pés
  • Total: 920 ha — 2.854.000 pés

Além dessa unidade, o grupo possui outras seis propriedades: Igurê, Macuco, Novo Horizonte, Samambaia, São José do Indaiá e São Sebastião, espalhadas pelas principais regiões cafeeiras do país. No total, João Faria administra 6 mil hectares produtivos, com estrutura de rebenefício em São João da Boa Vista (SP) e Poços de Caldas (MG).

Como surgiu o império do Rei do Café?

João Faria é da terceira geração de cafeicultores e construiu seu império com uma estratégia clara: reinvertir todo o lucro na compra de terras. “Nunca tirei dinheiro das fazendas”, afirmou em entrevista. Esse modelo de gestão levou a Terra Forte a ser considerada uma das maiores exportadoras de café do mundo, combinando tradição familiar com tecnologia de ponta e logística robusta.

A unidade de Poços de Caldas é uma das mais modernas da América Latina, com capacidade para rebeneficiar 18 mil sacas por dia e armazenar 600 mil sacas. Já a planta de São João da Boa Vista rebeneficia 3.500 sacas diárias e armazena outras 130 mil, tornando a infraestrutura da Terra Forte uma das mais competitivas do setor.

Por que a Fazenda Campo Verde é tão importante?

Conheça a maior fazenda de café do Brasil que produz 3,2 milhões de sacas por ano

Além de seu tamanho e volume de produção, a fazenda tem papel central na segurança da cadeia global do café arábica. Em um cenário de instabilidade climática, escassez de mão de obra e variação cambial, propriedades como a Campo Verde representam um modelo sustentável e resiliente de produção em larga escala.

Para especialistas, o modelo de negócio adotado por João Faria serve como referência para a modernização do agronegócio brasileiro, conciliando escala, inovação e responsabilidade social. A fazenda também adota práticas ambientais.

E você, acha que fazendas gigantes como essa fortalecem ou concentram demais o mercado de café? Como vê o papel do Brasil na produção global? Deixe sua opinião nos comentários queremos ouvir quem vive o campo e quem consome o café todos os dias.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x