Peugeot e-2008 sairá de linha no Brasil após vendas baixas em 2025. Marca já prepara a chegada do novo 3008 elétrico para substituir o modelo.
O Peugeot e‑2008 sairá de linha no Brasil, anuncia o UOL Carros depois de apurar os números de vendas: foram vendidas apenas quatro unidades entre janeiro e agosto de 2025 — contra mais de 600 desde o lançamento, em novembro de 2022.
O utilitário elétrico importado da Espanha está prestes a deixar o mercado nacional devido à baixa demanda.
Enquanto isso, a montadora já prepara a chegada do novo 3008 elétrico para preencher sua lacuna.
-
Novo Duster surpreende com autonomia de até 1.500 km: SUV estreia sistema híbrido a gás, motor 1.2 Turbo de 140 cv, tração integral e tecnologia inédita no mundo, mas Brasil fica no aguardo
-
O segredo do sucesso chinês no Brasil: BYD dispara e deixa Honda para trás no mercado brasileiro
-
Simulação de financiamento do BYD Dolphin Mini 2026 mostra parcelas de R$ 1.877,05 em 48 meses e custo total R$ 30 mil acima do valor à vista
-
BMW aposta € 10 bi em plataforma, estreia iX3 com supercérebros e 800 km de autonomia para desafiar Tesla e chinesas
Contexto e vendas frustradas do Peugeot e‑2008
Desde sua estreia em novembro de 2022, o Peugeot e‑2008 — único modelo elétrico da marca à venda no Brasil — teve mais de 600 unidades comercializadas.
Mas, em 2025, os números despencaram: apenas quatro unidades vendidas entre janeiro e agosto.
Por conta disso, a importação será interrompida e o carro tende a sair de linha assim que o estoque atual for liquidado.
Detalhes técnicos do e‑2008 e seus desafios
O Peugeot e‑2008 traz um motor elétrico que entrega 158 cv e 26,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 54 kWh, o que garante cerca de 261 km de autonomia segundo o Inmetro.
A carga até 80% pode ser feita em cerca de 30 minutos, quando conectada a um carregador rápido.
Apesar dessas especificações atuais, o preço elevado e a demanda reduzida fizeram com que o modelo não ganhasse espaço no mercado local.
O que vem depois: a nova aposta da Peugeot
A lacuna deixada pelo Peugeot e‑2008, entretanto, será rapidamente ocupada.
A marca francesa planeja lançar o novo 3008 elétrico, um crossover médio moderníssimo que, no exterior, conta com três versões elétricas:
- Electric 210: 210 cv, 35 kgfm, bateria de 73 kWh, até 529 km de autonomia.
- Electric 230 Long Range: 230 cv, 35 kgfm, bateria de 98 kWh, até 701 km de autonomia.
- Electric 320: dupla motorização (dianteira de 210 cv + traseira de 110 cv, total de 320 cv), bateria de 73 kWh, autonomia até 500 km.
Esse novo modelo é fabricado sobre a plataforma STLA Medium e deve ser importado, embora se especule que possa vir a ser nacionalizado.
Panorama geral e implicações para o mercado
Embora o Peugeot e‑2008 esteja se despedindo do Brasil, sua presença teve papel importante na eletrificação da marca no país.
Foi o primeiro modelo 100% elétrico da Peugeot vendido oficialmente por aqui, e serviu como teste de mercado para a fabricante entender o comportamento do consumidor brasileiro frente à mobilidade elétrica.
Agora, com o lançamento do novo 3008 elétrico, a Peugeot tenta escrever uma nova história.
Resta saber se a marca conseguirá reposicionar sua linha elétrica de forma mais estratégica e com apelo comercial mais forte — aprendendo com os erros e acertos do e‑2008.