O novo ônibus elétrico da montadora Mercedes-Benz terá autonomia de bateria de 250 km, podendo ser ampliada para andar até 300 km
A montadora alemã Mercedes-Benz está investindo na mobilidade elétrica e anunciou nesta semana o seu primeiro ônibus elétrico no Brasil, em um projeto onde mais de R$ 100 milhões foram injetados. O novo anúncio contempla o chassi e0500U, que é um modelo padron urbano de piso baixo e que está sendo desenvolvido há cinco anos, a empresa estima que as vendas começarão em 2022. Veja ainda esta notícia: Mercedes-Benz vende fábrica de automóveis de Iracemápolis (SP) para a chinesa Great Wall Motors
- Ministro do MME visita projetos de exploração de óleo e gás, em Macaé e em Campos
- Siderúrgica investe R$ 25 milhões e retoma atividades no Mato Grosso do Sul
- Universitário desenvolve projeto capaz de transformar lodo em gás de cozinha
- Xiaomi investe no Brasil e anuncia a inauguração de lojas no RJ, SP, PR e BA
- Gerdau investe R$ 55 milhões para retomar produção de aço, no estado do Paraná
O ônibus elétrico da Mercedes-Benz
O e0500U é um ônibus com medidas padron, possui 13,2 metros de comprimento, além de piso baixo e uma capacidade total de até 83 passageiros, o que faz dele um modelo idêntico aos movidos a diesel. Com uma potência constante de 250 cavalos, o veículo consegue obter picos de até 380 cavalos, tudo isso utilizando um eixo trativo elétrico da ZF que traz dois motores, um em cada roda traseira.
A autonomia de bateria do ônibus elétrico da Mercedes-Benz é de 250 km com uma recarga que pode ser realizada em duas horas e meia, ele é equipado com quatro módulos de bateria, sendo dois sob o teto e dois sob o piso, e ainda pode receber mais dois módulos que aumenta a autonomia do ônibus para 300 km. O e0500U tem peso total de 8,1 toneladas em seu chassi, e pesa 14,8 toneladas junto da carroceria, 2 toneladas a mais do que geralmente se encontra em veículos a diesel. Ainda não se sabe quais carrocerias serão utilizadas, mas já estão acontecendo negociações com empresas no Brasil para realizar parcerias.
- Que fim levou o grafeno? O material revolucionário que prometia mudar o mundo está mais perto do que você imagina!
- Construção dos maiores projetos de investimento do mundo, matou mais de 21 mil trabalhadores pra realizar o sonho ambicioso e futurista da megacidade na Arábia Saudita
- Governo anuncia plano audacioso para reviver ferrovia criada em 1915 prometendo impulsionar o turismo da região
- Com 342 milhões de dólares, o MAIOR PROJETO de mobilidade urbana do Brasil vai transformar Balneário Camboriú e impactar 11 cidades!
A eletromobilidade no mercado nacional
O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Karl Deppen, informa que o transporte urbano de passageiros é a melhor opção para iniciar a rota de eletromobilidade no mercado nacional, além de permitir a exportação do novo chassi para outros países e continentes. As garagens onde os ônibus ficam guardados também é um ponto forte para o projeto, pois facilita a maneira com que os veículos são carregados e recebem a manutenção devida.
A cidade de São Paulo é um exemplo a ser visto com bons olhos pela Mercedes-Benz na implementação do novo produto ao mercado, a cidade conta com uma legislação que prevê que a frota urbana de transporte público tenha 50% de veículos elétricos até 2027, e 100% até 2037.
Confira ainda esta notícia: Brasil se consagra como o maior mercado de caminhões da alemã Mercedes-Benz. Empresa investirá mais R$ 800 milhões até 2022
A Mercedes-Benz, marca alemã de automóveis, anunciou hoje que o Brasil vendeu cerca de 27 mil caminhões no país no ano passado e se tornou o maior país em volume de caminhões da marca no mercado mundial. A empresa informou que ainda irá investir R$ 800 milhões até o ano que vem e que irá gerar mais de mil vagas de emprego, para suprirem o crescimento nas encomendas.
Segundo a empresa, o Brasil se tornou o maior mercado mundial de caminhões Mercedes-Benz em 2020, respondendo por 20% das vendas do grupo. As vendas totais do mercado no ano passado foram de 84.650 veículos. A Mercedes-Benz informou que neste ano de 2021 a empresa dará continuidade à modernização da linha de montagem final (caixa de câmbio, motor e eixo) em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista junto com o desenvolvimento de serviços e produtos com tecnologias de conectividade e mobilidade de baixa emissão.
Segundo Deppen, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, “Precisamos continuar trabalhando na nossa competitividade e temos um plano forte em sustentabilidade. Esses são os ingredientes que definem nossos planos para o futuro. Não podemos ignorar a relevância de fatores macroeconômicos para o transporte, mas estamos convencidos de que o Brasil é um grande mercado e temos uma longa história no País. É importante manter o plano de negócio e investimentos porque estamos convencidos de que existe uma necessidade de transporte. É por isso que estamos aqui”, afirmou.