Além das unidades que estão concluídas, há mais 43,032 MW de capacidade instalada em fase de construção.
O maior parque de energia fotovoltaica da América Latina está sendo construído no município de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, com cerca de 2,2 milhões de painéis solares oriundos da empresa Enel Green Power. Segundo a engenheira eletricista Brenda Rocha, da Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, a capacidade instalada em operação é de 747,34 MW. Já a capacidade instalada em construção, ainda de acordo com Rocha, é de 43,032 MW.
Piauí terá o maior parque de energia renovável da América Latina
Nas unidades que já foram concluídas, há pelo menos 2.200 trabalhadores envolvidos, e mais 750 trabalhadores que estão atuando nas unidades que ainda seguem em construção. Quando estiver pronto, o parque de energia solar do Piauí terá uma capacidade de produção de cerca de 2,3 TWh ao ano, evitando a emissão de mais de 1,2 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Além do parque de energia solar em construção, o Piauí também possui o maior parque de energia eólica da América do Sul, sob o comando da Enel Green Power, nas cidades de Lagoa do Barro e Dom Inocêncio.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
Segundo o relatório da Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis – SEMINPER, o parque possui 230 aerogeradores, com capacidade instalada de 649,45 MW e cerca de 2.360 trabalhadores.
Sem dúvidas, é o maior parque eólico sob gerenciamento da Enel Green Power, com capacidade de expansão, podendo gerar mais de 3,3 TWh por ano, evitando que mais de 1,6 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) sejam lançados na atmosfera.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 7 de novembro de 2022, revelam que a capacidade instalada de energia hidráulica no estado do Piauí é de 237,3 MW em operação. Já em biomassa, o Piauí possui capacidade instalada é de 23,5 MW em operação.
Piauí é um dos estados mais empreendedores do Brasil quando se trata de fontes renováveis
O Piauí possui capacidade instalada de 3.378,75 MW em operação, 675,5 MW em construção e 567,8 MW para ser construído futuramente, no setor de energia eólica.
Já na geração de energia solar fotovoltaica – gerada por painéis solares de empresas e parques – o Piauí possui capacidade instalada de 1.249,92 MW em operação, 870,32 MW em construção e 6.793,34 MW para ser construído futuramente.
E por fim, na geração distribuída, o Piauí possui 272,73 MW em operação, totalizando 24.960 micro e mini usinas em 219 cidades piauienses.
Posição do estado no ranking nacional de empreendedores no ramo energético
Atualmente, o Piauí ocupa o 3° lugar no ranking de energia eólica, por seu número de empreendimentos em operação, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte e para a Bahia.
Segundo dados da SEMINPER, o Piauí também é o 3° estado no ranking em número de empreendimentos em operação, construção e construção ainda não iniciada.
Na geração de energia fotovoltaica, o Piauí também ocupa o 3° lugar no ranking nacional em empreendimentos em operação, perdendo para Bahia e Minas Gerais.