MENU
Menu
Início Com geração de 800 vagas de emprego, maior negócio de turbinas eólicas da América Latina é concluído no Ceará, pela Vestas e Casa dos Ventos

Com geração de 800 vagas de emprego, maior negócio de turbinas eólicas da América Latina é concluído no Ceará, pela Vestas e Casa dos Ventos

3 de abril de 2023 às 21:47
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Vestas - energia renovável -América Latina - investimentos
Avaliação de turbina eólica da Vestas – Créditos – rechargenews

A fábrica da Vestas fica localizada em Aquiraz, no Ceará e, com o fornecimento de turbinas eólicas, será capaz de gerar aproximadamente 800 vagas de emprego na região

A Vestas, em parceria com a Casa dos Ventos, concluiu um acordo para o fornecimento de 291 turbinas eólicas que vão totalizar ao todo 1,3 GB de potência de geração de energia eólica no Ceará. Essa parceria entre as duas empresas é a maior já realizada pela fábrica dinamarquesa no mundo para turbinas onshore, ou seja, turbinas que ficarão em terra. O contrato de aquisição de turbinas pela fábrica também é considerado o maior em aquisição de equipamentos para geração de energia eólica já registrado na América Latina, de acordo com o site Portal In.

Com presença no Brasil desde o ano de 2008 e inauguração da fábrica em 2011, no Ceará, a Vestas possui uma presença marcante no estado, possuindo uma unidade na cidade de Aquiraz, a qual possui uma capacidade de geração de energia eólica que foi dobrada três anos depois da sua inauguração, em 2019.

Artigos recomendados

Agora, em parceria com a Casa dos Ventos, a fábrica vai atender dois empreendimentos de geração de energia eólica no nordeste, com investimentos de R$ 9 bilhões e com a possibilidade de geração de muitas vagas de emprego.

Vestas ampliará seu fornecimento de equipamentos para mais fábricas nos estados do nordeste

Além do Ceará, a Vestas também fornecerá 123 turbinas eólicas para o Complexo Eólico Babilônia, localizado na Bahia e que possui uma capacidade de 554 MW instalada. Já para o Complexo Eólico Serra do Tigre, localizado no Rio Grande do Norte, a Vestas vai fornecer 186 turbinas eólicas, com capacidade de geração de energia de 756 MW.

O valor acordado entre as duas empresas para fornecimento nas fábricas ainda não foi divulgado, porém, as turbinas para geração de energia eólica custam em média 65% e 75% do valor total dos empreendimentos de energia.

De acordo com o diretor executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe: “Para este novo acordo de geração de energia, são 1,3 GW de máquinas. É o maior contrato da Vestas para projetos onshore, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo (…). Somando os projetos anteriores e mais este último pedido, chegamos a mais de 3 GW parceria com a Vestas”.

Ainda, de acordo com Eduardo Ricotta, presidente da Vestas na América Latina, a empresa vai começar a mobilizar sua fábrica do Ceará para a montagem dos equipamentos de geração de energia, sendo que a previsão de entrega é para 2024 e o primeiro trimestre de 2025. Para conseguir suprir a demanda da Casa dos Ventos, aproximadamente 800 vagas de emprego serão geradas.

Most Voted Comments
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR