Em todo mundo, a consciência da indústria de transportes aéreos está aumentando, principalmente naquilo que se refere à redução dos impactos ambientais. Pertencente à cadeia do turismo mais sustentável, o método de combustível de aviação sustentável conhecido como SAF (sigla do inglês para Sustainable Aviation Fuel) tem sido distribuído para a categoria aérea por caminhões de abastecimento 100% elétrico.
A novidade já é realidade em alguns aeroportos franceses, como os de Touloun Hyèrs, de Clermont-Ferrand Auvergne e de Grenoble Alpes Isère, mas já está se espalhando pelo mundo, estando disponível para empresas de aviação comercial e executiva com base nos aeroportos também já nos Estados Unidos. Lembrando que combustível sustentável e biocombustível são termos diferentes, já que este tem potencial prejudicial para a produção de alimentos e poluição de água, e o primeiro reduz o impacto ambiental tanto para os voos, quanto para o solo, quanto para o ar.
Sua fórmula possui apenas 30% de querosene convencional, e é distribuída eletricamente por meio de propulsão. Com um ciclo de vida comparado ao dos combustíveis fósseis, o SAF tem em sua composição óleo de cozinha usado, utilizando matérias-primas biológicas, mas também pode utilizar matérias-primas sintéticas, como por exemplo o próprio gás carbônico, ou outros gases encontrados no próprio ar.
Para as empresas de aviação, sejam as comerciais, sejam as executivas, os benefícios são muitos. Um deles é a redução das taxas pagas em aterragem, pois quem emite menos gás carbônico é considerada frota eficiente. A descarbonização chega ao âmbito 3, em empresas que utilizam o combustível de aviação sustentável, o que representa aproximadamente 80% de redução quando se realiza a análise do ciclo de vida dos dois combustíveis, o tradicional e o sustentável. Desse modo, a redução de gases de efeito estufa representa o maior benefício entre eles, uma vez que agências de proteção ao meio ambiente já identificam um aprimoramento da qualidade do ar, tanto nos aeroportos que estão utilizando a tecnologia, como também em todo o planeta.
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
- Rodoanel Mário Covas: o projeto que prometia resolver o trânsito da cidade de São Paulo, mas virou um pesadelo sem fim
- CCR lança o maior plano de infraestrutura da história: R$ 33 bilhões para redesenhar o transporte no Brasil com duplicação de rodovias importantes, modernização de 15 aeroportos, metrôs e muito mais!
A novidade também amplia os impactos positivos de quem opta pela utilização de combustível de aviação sustentável, e busca a descabornização do transporte aéreo. Tal economia permite que o mercado não fique tão refém da oscilação de preços do mercado de combustíveis para aviação, e há a reciclagem de materiais que seriam descartados em aterros, ou seriam incinerados, piorando a qualidade do ar. E todo o mercado se beneficia da novidade, uma vez que proporciona maior competitivade para a indústria, que permite oferecer mais voos às classes médias, e viagens direcionadas mais acessíveis para aqueles que buscam o lazer.
Traduz uma indústria preocupada com as questões climáticas, por meio da drástica redução de emissão de gases de efeito estufa. Aeronaves que utilizam o SAF podem ser mais leves e utilizam menos combustível, e não precisam realizar nenhuma adaptação na estrutura da aeronave para tanto. E o mercado já tem entendido que a sua utilização, mesmo em caso de longas distâncias, é uma questão de investimento, pois promove um ar local e global mais limpo, com maior qualidade, e promove a redução do esgotamento de recursos naturais. Combustíveis de aviação sustentáveis são altamente seguros para os passageiros, e tem passado por rigorosos testes de fabricantes de motores por todo o mundo.