O projeto visa oferecer uma solução sustentável que contribua para a descarbonização do setor de transportes no mundo. A Stellantis se uniu ao SENAI para desenvolver a tecnologia de conversão de veículos à combustão em veículos elétricos.
Com o mercado de transportes cada vez mais próximo da descarbonização e eletrificação dos automóveis, diversas empresas investem no segmento. A companhia Stellantis é uma delas, que está com um projeto em parceria com o SENAI em desenvolvimento. A iniciativa visa a conversão de veículos à combustão em veículos elétricos, contribuindo para um futuro mais sustentável no setor de transportes. O projeto ainda conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech para o seu desenvolvimento.
SENAI e Stellantis se unem para contribuir com a descarbonização dos transportes em novo projeto de conversão de veículos elétricos
Em uma parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030, a companhia Stellantis está desenvolvendo um projeto de conversão de veículos elétricos.
A iniciativa visa a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
As empresas Weg e FuelTech também estão participando da iniciativa, que mira na descarbonização do setor de transportes nos próximos anos.
O objetivo principal das empresas é oferecer uma solução sustentável, de qualidade, que garanta a segurança na conversão dos veículos elétricos.
Com o projeto, a Stellantis dá mais um passo em direção ao avanço do seu plano estratégico Dare Forward 2030.
O plano possui como meta principal a neutralização das emissões de carbono até o ano de 2038.
Dessa forma, a empresa continua se destacando na busca pela descarbonização de suas operações, gradualmente caminhando para um futuro mais sustentável.
O projeto de conversão de veículos elétricos foi iniciado em parceria com o SENAI no ano de 2022, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid.
Atualmente, a iniciativa conta com a remoção do powertrain a combustão e instalação do kit de conversão e o conjunto de baterias.
Os testes desses carros serão em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos.
Dessa forma, as companhias conseguirão verificar os principais problemas que podem aparecer na utilização dos veículos elétricos. Assim, a Stellantis busca minimizar os possíveis riscos.
Stellantis avança na busca por um futuro sustentável e pela descarbonização do setor de transportes
A companhia Stellantis já vem há alguns anos investindo em iniciativas sustentáveis para suas operações. No entanto, o projeto de conversão de veículos elétricos permitiu expandir ainda mais essas iniciativas. A empresa agora visa construir negócio sustentável e lucrativo que promova a economia circular nos mercados em que opera.
O diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei, comentou sobre o projeto. Ele destacou que a iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandir para outros modelos.
Dessa forma, a descarbonização no setor de transportes poderá se tornar algo acessível ao longo dos próximos anos.
Já o gerente de Operações do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, Leonardo Oliveira, destacou: “Para o SENAI, o projeto representa excelente oportunidade para desenvolver competências, de forma a contribuir, cada vez mais, para a evolução das tecnologias voltadas para o processo de descarbonização da economia, para a sustentabilidade e economia circular.”
Agora, a Stellantis continuará com seus esforços e testes para garantir o melhor resultado do projeto de descarbonização e conversão de veículos elétricos com o SENAI.