1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com a pressão cada vez maior para descarbonizar o transporte automotivo, empresas apostam mais na produção de carros elétricos, com previsão de 6 milhões de veículos comercializados em 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

Com a pressão cada vez maior para descarbonizar o transporte automotivo, empresas apostam mais na produção de carros elétricos, com previsão de 6 milhões de veículos comercializados em 2022

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 31/01/2022 às 16:20
carros elétricos - carros - elétricos
Fonte Image: Luiz Gustavo Pacete/Forbes - Google Imagens

Segundo previsão do Gartner, 6 milhões de carros elétricos serão comercializados em 2022

De acordo com a previsão da empresa de consultoria Gartner, cerca de seis milhões de carros elétricos serão comercializados em 2022. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), que aconteceu em novembro, o Conselho Zero Emission Vehicle Transition acatou a premissa de que os fabricantes de carros e outros automóveis se comprometeriam a comercializar somente veículos de emissão zero até 2040.

Mais notícias:

Isso pressionou o segmento automotivo a se preparar para descarbonizar o transporte e fomentar o uso de carros elétricos, pois “são uma importante tecnologia para ajudar a reduzir a emissão de gases CO² do setor de transporte”, como afirma Jonathan Davenport, Diretor de Pesquisa no Gartner.

O diretor também complementou sobre a falta de chips que assola a produção de carros elétricos e afetará 2022, considerando que “embora as remessas de vans e caminhões sejam atualmente pequenas, elas crescerão rapidamente nas empresas conforme os empresários identifiquem novos benefícios financeiros e ambientais na eletrificação de suas frotas”, cita ele.

Segundo a expectativa do Gartner, os carros elétricos irão representar 95% do total de remessas de veículos elétricos neste ano, enquanto que o restante será dividido entre ônibus, vans e caminhões pesados.

Líderes na produção de carros elétricos em 2022

Os fabricantes de veículos chineses precisarão abrir fábricas e linhas de montagem para a produção de carros elétricos, visto que o país impôs um novo molde para as montadoras, exigindo que esses carros ocupem 40% de todas as vendas até 2030.

A estimativa do Gartner é de que 46% das remessas mundiais de carros elétricos em 2022 venham da China, fazendo com que o país assuma a primeira posição no mercado de remessas globais, com um total de 2,9 milhões de carros elétricos em 2022.

Já a Europa Ocidental deve ocupar o segundo lugar no ranking, produzindo cerca de 1,9 milhão de carros elétricos neste ano. A expectativa é de que a América do Norte ocupe a terceira posição em remessas, com a produção de 855,3 mil carros elétricos em 2022.

“Os planos da Unidade Europeia para reduzir as emissões de CO² de carros em 55% e vans em 50% até 2030 são um catalisador para a aceitação de veículos elétricos na Europa”, declara o analista do Gartner.

Além dos novos regulamentos e dos incentivos prestados pelos governos de todo o mundo para fomentar a introdução dos carros elétricos no dia a dia dos países, a indústria automotiva também está investindo em empresas que disponibilizam a infraestrutura de carregamento e tecnologia de baterias de veículos, a fim de apoiar essa transição. A previsão do Gartner é de que haja aproximadamente 2,1 milhões de unidades de carregadores públicos para carros elétricos em 2022

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos