1. Início
  2. /
  3. / Com 14 usinas, Mato Grosso é o 2º maior produtor de biodiesel do país
Tempo de leitura 2 min de leitura

Com 14 usinas, Mato Grosso é o 2º maior produtor de biodiesel do país

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 06/09/2019 às 01:00
Atualizado em 05/09/2019 às 20:47

Sem categoria

usinas, Mato Grosso

Existem 51 usinas produtoras hoje no o Brasil, sendo 14 usinas no Mato Grosso. Neste grande estado no centro-oeste brasileiro são produzidos 290 mil litros de biodiesel por dia.

Há 14 usinas instaladas no Mato Grosso, tornando o segundo maior produtor de biodiesel do país. Foram vendidos mais de R$ 5 bilhões de litros de biodiesel no estado somente no ano passado. A GALP comprará 50% da Petrobras na Belem Bioenergia Brasil e passará a ser a única acionista da companhia, segundo parecer do Cade.

Assim como outros biocombustíveis, o biodiesel usa fontes renováveis de energia, que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia.

Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e a soja.

“Com o fomento do biodiesel, a agroindústria fica estimulada e por consequência a produção de soja”. Afirmou o economista do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea),Daniel Latorraca,

A expectativa do setor é que, a partir deste mês, a mistura do biodiesel no diesel aumente de 10% para 11%. Esse percentual deve chegar a 15% até 2023.

Existem 51 usinas produtoras hoje no o Brasil, sendo uma delas localizada em Sorriso, a 420 km da capital, em Mato Grosso. Neste grande estado no centro-oeste brasileiro são produzidos 290 mil litros de biodiesel por dia.

Agência Nacional de Petróleo (ANP) é responsável no país pela comercialização de biodiesel, por meio de leilões públicos. Estênio Carvalho, gerente da usina em Sorriso, disse que no último leilão, do total da produção mato-grossense, 61% foram para região norte do país, 21% para o nordeste e 18%, para o centro-oeste.

“Necessitamos de mais investimentos tanto na ampliação das próprias instalações, como para entrada de novos players para atender o mercado no futuro”, afirmou Rodrigo Guerra, vice-presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel Nacional (Aprobio)

Cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia vêm de fontes energéticas não renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam desenvolver fontes renováveis de energia como alternativas estratégicas ao petróleo.

Petrobras não terá suas atividades encerradas na Bahia e no Nordeste, como vem sendo divulgado

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos