Citroën Basalt Dark Edition estreia como topo de linha com design esportivo, bom espaço e preço competitivo frente aos rivais nacionais.
O Citroën Basalt Dark Edition, nova versão topo de linha do modelo, foi lançado no Brasil com preço de R$ 115 mil, abaixo dos rivais diretos Fiat Fastback e Volkswagen Nivus, ambos partindo de R$ 120 mil.
O lançamento aconteceu em setembro e a novidade já chama atenção por reunir estilo esportivo, acabamento diferenciado e um dos melhores custos-benefícios entre os carros nacionais do segmento.
Design exclusivo e assinatura em vermelho
Diferente do tom aventureiro presente nos modelos C3 XTR e Aircross XTR, o Basalt Dark Edition surge com um visual mais sofisticado e urbano.
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Além disso, a cor de destaque é o André Red, escolhida em homenagem ao fundador da marca, André Citroën (1878-1935).
Já nos detalhes visuais, os elementos em vermelho aparecem no para-choque dianteiro, nas colunas C e também em uma faixa que percorre todo o aerofólio traseiro.
Enquanto isso, as rodas de liga leve em preto brilhante e os logotipos escurecidos reforçam ainda mais o estilo esportivo da versão.
Por fim, entre as opções de carroceria, o consumidor pode escolher entre três tonalidades: preta, cinza grafite e o tom de lançamento Sting Gray, que garante exclusividade ao modelo.
Interior renovado e mais sofisticado
Por dentro, o Citroën Basalt Dark Edition aposta em um acabamento escuro com detalhes em vermelho. Os bancos, o volante e até a coifa do câmbio recebem costuras contrastantes.
Materiais suaves ao toque e pespontos melhoram o aspecto visual, antes bastante criticado na linha.
A central multimídia de 10,25 polegadas, o ar-condicionado digital e o console com acabamento em black piano elevam a percepção de qualidade.
O porta-malas de 490 litros é outro diferencial, superando rivais diretos. O entre-eixos de 2,64 m garante bom espaço interno, equilibrando conforto entre os ocupantes.
Comparativo com Fiat Fastback e VW Nivus
Apesar de ser a versão topo de linha, o Basalt Dark Edition mantém um preço competitivo. Enquanto o Fastback básico e o Nivus mais simples custam R$ 120 mil, o modelo da Citroën chega por R$ 115 mil.
No entanto, para manter o custo mais baixo, a versão conta apenas com 4 airbags e faróis halógenos.
Mesmo assim, oferece motor turbo 1.0 de 130 cv, câmbio automático CVT e suspensão elevada, características que equilibram o pacote.
Desempenho e experiência ao volante
O motor 1.0 turbo T200, de origem Fiat, entrega 130 cv e leva o carro de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, alcançando velocidade máxima de 199 km/h. Durante o test-drive, mostrou força em aclives e agilidade em baixa rotação.
A direção leve e a suspensão macia privilegiam o conforto, sem perder estabilidade. Com consumo médio de 12,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, o Basalt se mostra econômico no uso diário.
Aceitação no mercado brasileiro
A combinação de mecânica confiável, amplo porta-malas, bom espaço interno e preço competitivo tem conquistado consumidores.
O Basalt já é o modelo mais vendido da família C-Cubed no Brasil, inclusive sendo adotado como táxi em cidades como o Rio de Janeiro.
Essa boa recepção reforça a estratégia da marca: oferecer carros nacionais com foco em custo-benefício, sem abrir mão de estilo e modernidade.