Há um ano, na CES em Las Vegas, a Stellantis mostrou ao mundo como um Chrysler EV poderia ser cabine do seu futuro carro – uma transformação que durará até 2028, quando se tornará uma marca totalmente elétrica.
A marca apresentou sua visão na CES 2023 com o Chrysler Synthesis, uma demonstração de dois lugares da tecnologia automotiva e como o motorista e o passageiro podem usá-la. Sendo uma cabine do seu futuro carro.
Característica da cabine do seu futuro carro
Como parte da demonstração, a empresa criou um dia típico no futuro da vida no carro, que inclui assistentes pessoais virtuais com biometria, direção autônoma que permite aos motoristas fazer videochamadas e experiências de entretenimento e bem-estar, como mediação, jogos e Karaokê. Existe até um recurso que permite aos clientes criar e compor suas próprias músicas.
Embora isso possa ser um exercício de design para despertar o interesse do consumidor e do acionista, a tecnologia principal é a parte real da estratégia da Stellantis.
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A Stellantis diz que investirá mais de US$ 33,7 bilhões em software e eletrificação até 2025. O objetivo final é ter 34 milhões de carros conectados nas ruas até 2030, com os quais a Stellantis poderia gerar receita em anos de venda aos consumidores.
Para atingir esse objetivo grandioso, a Stellantis está desenvolvendo três componentes que serão integrados a produtos futuros, começando com a arquitetura elétrica e de software subjacente conhecida como cérebro STLA. Esse sistema subjacente é integrado à nuvem, conectando a unidade de controle eletrônico dentro do veículo ao computador central de alto desempenho do veículo por meio de um barramento de dados de alta velocidade. Isso permitirá que a empresa atualize o software do veículo “pelo ar” ou sem fio.
Além desse “cérebro”, a Stellantis adicionará seu “SmartCockpit”, uma plataforma construída em parceria com a Foxconn que fornecerá aplicativos de motorista como navegação, assistência por voz, mercado de comércio eletrônico e serviços de pagamento. Uma terceira plataforma de direção autônoma, “AutoDrive”, desenvolvida em conjunto com a BMW, completará o roteiro de software da montadora.
Todas as três plataformas serão instaladas em novos veículos Stellantis até 2024. Os visitantes da CES 2023 podem ver o ‘cérebro’, o ‘cockpit inteligente’ e a ‘condução autônoma’ em ação no carro-conceito Chrysler Synthesis, que inclui uma tela de infotainment de vidro preto esculpido de 37,2 polegadas para dois passageiros na primeira fila. O cockpit para duas pessoas é inspirado no Chrysler Airflow Concept revelado no ano passado, que representa a futura direção de design da marca e está equipado com materiais sustentáveis. Cromagem não é permitida.
Os assentos veganos suspensos são envoltos em um acabamento macio sem cromo reciclado ártico, o painel é feito de 100% plástico pós-industrial e oceânico e o piso é em nogueira ‘de origem responsável’. A iluminação em LED completa o visual. No entanto, o verdadeiro ativo da Chrysler Synthesis é o software. O software do Chrysler Synthesis – teoricamente, futuros veículos da Chrysler – inclui um assistente pessoal virtual, a capacidade de aprender o comportamento e as preferências do proprietário do carro e frequentes atualizações de software pelo ar para fornecer conteúdo novo e atualizado.
O assistente foi projetado para facilitar o dia a dia, como instalar atualizações e sincronizar com calendários para planejamento de horários e rotas, permitir multitarefa durante a condução autônoma, recomendar opções de estacionamento e carregamento, auxiliar em serviços de e-commerce, conectar-se a equipamentos inteligentes e a casa.