Confirmação de grupo chinês foi dada ao governador do estado durante visita á China e envolverá projetos de energia solar e eólica
O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, filiado ao PT, conseguiu atrair importante investimento para o estado durante sua visita a china.
O negócio envolve cifras da ordem de R$ 1 Bilhão de Reais com ao grupo chinês CGN Energy International Holdings e envolve investimentos em projetos de energia eólica e energia solar na Bahia, na região de Caetité, Tanque Novo, em Morrinhos e Bom Jesus da Lapa.
A confirmação do investimento foi dada pelo governador em suas redes sociais, na última quarta-feira (15/05), durante o último dia da visita do político da Bahia a China que fechou o negócio com o presidente da companhia, Zeng Qi Bo.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Estudo chocante: Descubra qual tamanho de carro é o menos seguro em acidentes de trânsito
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
O governador comemorou o acordo celebrado com os chineses e declarou: “Uma notícia maravilhosa. Um investimento de R$ 1 bilhão em energia eólica e energia solar na Bahia, na região de Caetité, Tanque Novo, em Morrinhos e Bom Jesus da Lapa. Estamos voltando hoje para o Brasil ainda mais alegres do que saímos, com tantos investimentos que estamos levando para a Bahia”.
No final de Junho, os chineses virão ao Brasil para sacramentar o acordo e detalhar como será feito o investimento no estado da Bahia.
Investida asiática
Não é a primeira investida dos chineses na Bahia e nem no segmento de energia renovável do estado.
Recentemente os chineses anunciaram negócios, com a italiana Enel Green Power, que evolveu a compra de duas plantas de energia renovável na Bahia, o parque solar de Bom Jesus da Lapa e o parque eólico em Cristalândia.
As amostras do apetite asiático no Brasil tem sido cada vez mais frequentes, no início deste mês na FIRJAN foi realizado um encontro com empresários de Singapura, que estiveram no rio de Janeiro e se reuniram com empresários e instituições brasileiras visando acordos de cooperação na área de Petróleo e Gás.