O estudo foi realizado com base nos índices de incêndio registrados pelo departamento de trânsito americano, onde há uma maior presença de carros elétricos e a combustão
Após um estudo realizado pelo site americano AutoInsuranceEZA, no final de dezembro de 2021, ficou constatado que a chance de carros movidos a gasolina pegarem fogo é 10 vezes maior do que a de carros elétricos. Neste estudo, foram cruzados os dados do Conselho Nacional de Segurança no Transporte, o NTSB (na sigla em inglês; National Transportation Safety Board) e do Departamento de Estatísticas de Transporte, o BTS (na sigla em inglês; Bureau of Transportation Statistics), órgãos ligados ao Departamento de Transporte do governo dos Estados Unidos, além de dados emitidos pelo site Recalls.gov, também ligado à Casa Branca, para entender com mais clareza quais são os riscos reais de incêndio em modelos de carros elétricos, híbridos e movidos a gasolina.
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Estudo de site americano mostra claramente os riscos de incêndio em carros movidos a gasolina
No estudo da AutoInsuranceEZA, a partir do método de amostragem, foi identificado que, a cada 100 mil carros híbridos vendidos em 2021, cerca de 3.474 sofreram algum tipo de incêndio totalizando 16.051 incidentes ocorridos.
Se tratando dos carros a combustão, a cada 100 mil modelos vendidos, 1.529 ocorrências de incêndios foram registrados, totalizando 199.533 incidentes. Em compensação, já para carros elétricos, o número de incidentes registrados foi mínimo, pois a cada 100 mil modelos vendidos, apenas 25,1 incêndios foram registrados, com um total de 52 no ano de 2021.
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O alto registro de casos de incêndio nos modelos híbridos, de acordo com o estudo, pode estar atribuído à combustão da gasolina no motor, onde também é gerada a energia.
Recolhimento de veículos com problemas elétricos e dificuldades em controlar incêndios em modelos eletrificados
O estudo da AutoInsuranceEZ também relacionou os dados de recalls feitos em veículos nos EUA em 2020, sendo a maioria deles em carros a combustão. Cerca de 430 mil Hyundai Elantras tiveram que ser recolhidos por causa de problemas elétricos, diferentemente dos 82 mil Hyundai Konas que saíram do mercado por avarias na bateria.
Mesmo que o número de incidentes nos carros elétricos seja pequeno, apagar um incêndio nesse tipo de modelo é mais difícil, sendo ainda um grande problema. Isso acontece devido às baterias de íon-lítio, principalmente quando são instaladas nos modelos EVs (moto elétrica), se tornando muito mais difíceis de retirar do que em um carro elétrico.
Ainda de acordo com o site, grande parte dos bombeiros ainda não está familiarizada com incidências em EVs. De qualquer modo, como as baterias são a fonte de energia do veículo, elas podem queimar por muitas horas, tornando-se ainda mais difícil resfriá-las.
Carros elétricos são realmente seguros?
Os carros elétricos seguem evoluindo muito, para que tragam cada vez mais conforto e segurança ao condutor e aos passageiros. De acordo com o estudo, mesmo com as incidências, os modelos elétricos não são mais perigosos do que os modelos de carros movidos a combustão, confirmando essa teoria com base nas taxas de incêndio – que foram apresentadas ao longo do estudo – de ambos os modelos.
As fabricantes e concessionárias seguem trabalhando para cada vez mais melhorar os modelos elétricos, tanto na parte interna, quanto visualmente, para melhor atender aos requisitos do consumidor.