O mundo dos carros elétricos continua inovando e, no CES 2022, empresas trouxeram várias novidades, como modelos que mudam de cor e eliminam a Covid-19
Com o passar dos tempos, os veículos começaram a se tornar gadget’s, ou seja, um dispositivo como um console de jogos, smartphone, tablet, um ultrabook ou outro eletrônico. A prova disso é que o Salão do Automóvel de Detroit, que acontece desde 1899 na ex-Capital Mundial, deixou vazios os quase 120 mil m² do Cobo Center, enquanto seus maiores expositores correram para garantir um lugar no CES, do outro lado do país, em Las Vegas. No CES, apareceram diversas novas tecnologias como carros elétricos que podem mudar de cor com um único toque e outros capazes até mesmo de eliminar Covid-19.
Leia também
Conheça melhor o CES 2022
Há pouco tempo, o CES era palco do lançamento de games, novas versões de sistemas operacionais e aspiradores de pó autônomos. Já nesta edição de 2022, ele traz o avant-premiére de dois dos carros elétricos mais aguardados no mundo atualmente. Infelizmente, diante do grande avanço das infecções pela variante da Covid-19, Ôminicron, o CES foi esvaziado.
Dos 2.200 expositores, vários recuaram e transformaram suas conferências, que seriam presenciais, em fóruns remotos. Nesse ponto, a GM apenas se juntou a Lenovo, Intel, Meta, Google, Twitter, TikTok e Amazon, para citar sete gigantes do setor digital, que decidiram de forma prudente, mas de última hora, desmontar seus estandes.
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
Sendo assim, embora a feira tenha aberto as portas na última terça-feira (4), para quase ninguém o embarque das montadoras parece uma tendência irreversível de agora em diante.
BMW traz carros elétricos que mudam de cor
Para aqueles que pensam em mudar a cor do carro, mas desistiram por ser burocrático demais, a BMW parece ter pensado em uma solução e apresentou um conceito onde a carroceria muda completamente de cor no CES 2022.
O sistema alterna as cores do SUV entre branco, cinza e preto. Tudo por meio de um simples comando do motorista. Segundo a empresa, a carroceria do modelo é coberta por milhões de microcápsulas do diâmetro de um fio de cabelo humano.
Após o motorista escolher a configuração, um campo elétrico estimula as cápsulas a subirem à superfície da carroceria. Como suas cargas energéticas são diferentes, cada grupo reage de uma forma a esse estímulo, então a cor é trocada.
Carros elétricos que eliminam a Covid-19
Além de carros elétricos que mudam de cor e outros, a Marelli foi premiada por desenvolver um sistema de purificação (IAQ) que utiliza luzes UV-A e UV-C, combinadas a um filtro de dióxido de titânio, para acabar com as bactérias da cabine e até mesmo o vírus da Covid -19.
Já a Bosch exibiu o quebra-sol inteligente, que se trata de um Visor Virtual que identifica a posição dos olhos do motorista escurecendo a parte do para-brisa por onde a luz poderia atingi-lo.
A Valeo, fornecedora da indústria automotiva, apresentou a terceira geração de seu sistema de direção autônoma LiDAR, que pode reconstruir imagens em 3D do entorno do modelo a uma velocidade de 25 FPS e com uma resolução de 4,5 milhões de pixels.