Empresa Ambev prevê seu futuro mais digitalizado e inovador. Para isso, a cervejaria já apostou em iniciativas como Zé Delivery e Bees
No primeiro dia do Investor Day da Ambev, dia 12 de abril, Jean Jereissati, CEO da cervejaria, declarou que “ser apenas uma companhia de bebidas não nos representa mais”. A partir disso, ele anunciou a transformação pela qual a companhia irá passar. No evento, a gestão da Ambev deve detalhar os direcionamentos dos planos da empresa para investidores e analistas.
Conhecida como a maior cervejaria de toda a América Latina, o desafio da Ambev é se transformar para permanecer em constante desenvolvimento. Jean ressaltou que a cervejaria vê a si mesma como uma “plataforma de marcas”, sendo referência em todo o contexto do setor de venda de bebidas. Para atingir a transformação almejada, o primeiro passo é a digitalização, já iniciada por apostas no metaverso.
Iniciativas inovadoras
Nesse sentido, a Ambev já possui três projetos de inovação direcionados a seus clientes mais importantes. Um deles é o aplicativo para entrega de bebidas a domicílio Zé Delivery, desenvolvido há 7 anos. Somente em dezembro de 2021, o app já atingiu quase 5 milhões de usuários ativos e tem se destacado nos levantamentos da Ambev desde que começou a pandemia.
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Além dessa iniciativa, a cervejaria conta com o Bees, que é um marketplace voltado para bares e restaurantes criado em 2019. No ano passado, o aplicativo alcançou 370 mil clientes e mostra capacidade de crescimento de 80%, segundo estimativas da Ambev. Na marca Bees, há também a fintech Bees Bank, que atende empresas de pequeno e médio porte. Em cerca de dois anos, ela já possui 220 mil contas abertas e R$ 1 bilhão em TPV (total de transações de pagamento).
Os balanços revelam que as novas frentes da cervejaria possuem grande potencial de crescimento, que é o objetivo da companhia. Uma evidência da transformação de direcionamento é a estratégia de estudar o desempenho da empresa pelo retorno de capital investido, o ROIC, e deixando mais de lado o Ebitda, tradicional indicador de caixa operacional.
Projeções de crescimento da marca
Assim, o CEO da cervejaria Ambev afirmou: “Como desenvolvemos novos negócios com diferentes perfis financeiros, acreditamos que o ROIC será a melhor métrica para capturar completamente o valor de uma empresa que está se transformando”.
O avanço digital da cervejaria tem como meta fornecer diversas soluções e, dessa forma, disparar a expansão da companhia. A inspiração vem dos anos de ouro da própria empresa, quando, nos primeiros 15 anos, o Ebitda da Ambev aumentou mais de 10 vezes com a disparada do negócio.
“Porém, depois de 2015 começamos a ter alguma dificuldade. O volume de vendas estacionou, as margens se deterioraram, o Ebitda parou de crescer e nosso valor de mercado começou a refletir isso. O aspecto macroeconômico desempenhou um grande papel [nesse cenário], mas a verdade é que a indústria mudou e não nos adaptamos. Chegou a hora de evoluir o modelo de crescimento, transformar a empresa através da tecnologia”, declarou Jean Jereissati.
O maior questionamento é como instaurar essa mudança na marca. Diversos investidores, animados com o plano de ação da Ambev, elevaram as ações da empresa a mais de 3% na véspera do Investidor Day. No entanto, o desafio em explicar a estratégia da cervejaria é grande, tendo em vista que a “transformação ainda está nos estágios iniciais”, conforme explicou Lucas Lira, CFO da Ambev.
Ele ainda completou: “Estamos buscando muitas oportunidades não só no nosso negócio principal, mas também em nossas capacidades tecnológicas – que, se forem bem executadas, podem desbloquear a criação de valor de longo prazo e de forma sustentável”.
Para Lucas Lira, a iniciativa Bees é um perfeito exemplo do que a cervejaria espera para seu futuro. “É algo muito diferente em termos de modelo de negócios, que não teria espaço na Ambev tempos atrás. O Bees nos mostrou que isso é possível: acelerou o crescimento do core business nos ajudando a atender melhor os clientes. O resultado são campanhas mais inteligentes, ofertas de melhores produtos e ferramentas de gestão de receita via tecnologia. Com isso, ampliamos o alcance de distribuição não só para cerveja, mas também para bebidas não alcoólicas, alcançando novas oportunidades de negócio”.

 
                         
                        
                                                     
                         
                         
                         
                        

 
                     
         
         
         
         
         
        
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