O Cenipa lançou um curso online gratuito de prevenção de acidentes aeronáuticos voltado a profissionais de apoio de solo. São 2 mil vagas com certificação reconhecida.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (Abesata), abriu inscrições para mais uma edição de seu programa de capacitação. São 2 mil vagas disponíveis em diferentes cursos online gratuitos.
O foco é reforçar a cultura de segurança nas atividades aeroportuárias, oferecendo oportunidades de aprendizado sem custo e com certificado reconhecido.
Cursos disponíveis e áreas contempladas
Nesta nova rodada, estão abertas inscrições para três cursos:
-
Instituto Federal convoca interessados em fazer curso técnico 100% gratuito e EaD: são 480 vagas em 3 cursos nas áreas de informática e agroindústria no IF Farroupilha
-
Instituto Federal oferece vagas em cursos técnicos gratuitos de Metrologia, Biotecnologia e Segurança Cibernética em parceria com o Inmetro; essa é a sua chance de estudar no IFF
-
Garanta um diploma do MEC! Ministério da Educação abre novo edital com mais de 30 mil vagas para professores em todo o Brasil no curso gratuito de Mestrado profissional em Física
-
MEC – Ministério da Educação abre seleção para 279 vagas em curso gratuito de Mestrado Profissional em Química (PROFQUI) ofertadas nas melhores universidades do Brasil
- Curso de Prevenção de Ocorrências nas Atividades de Apoio de Solo (CPOAAS)
- Curso de Acidentes Aeronáuticos – Atividades Aeroportuárias (CPAA-AA)
- Curso de Acidentes Aeronáuticos – Manutenção de Aeronaves (CPAA-MA)
O CPOAAS é totalmente online, gratuito e com 2 mil vagas voltadas a profissionais de ground handling em atuação nos aeroportos brasileiros.
Importância estratégica para o setor aéreo
O CPOAAS ganhou ainda mais relevância a partir de 2025, pois se tornou requisito obrigatório para renovação do Certificado de Regularidade em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (CRES). Essa mudança reforça seu papel na padronização e melhoria das práticas no setor.
Segundo o diretor-presidente da Abesata, Ricardo Aparecido Miguel, “essa capacitação é um avanço importante para fortalecer a cultura de segurança nas operações em solo. Com o CPOAAS se tornando critério para renovação do CRES, damos mais um passo rumo à excelência e à padronização das práticas de ground handling no Brasil, agora com a colaboração do Cenipa”.
Conteúdo programático e metodologia
Dividido em cinco módulos, o CPOAAS aborda temas essenciais como:
- Funcionamento do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)
- Papel do fator humano no sistema
- Ferramentas de prevenção
- Uso do Portal Único de Notificação
- Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SMS)
- Segurança nas operações de apoio de solo
Com 40 horas de carga horária, o curso é autoinstrucional e flexível, permitindo que cada participante estude no seu ritmo dentro do período estipulado.
Datas, prazos e formato das aulas
O curso ocorrerá de 22 de setembro a 14 de novembro de 2025. As inscrições devem ser realizadas até 2 de setembro. A lista de selecionados será divulgada no dia 19 do mesmo mês.
As aulas acontecem totalmente online, permitindo acesso a profissionais de todas as regiões do país, sem a necessidade de deslocamento.
Regras para participação e efetivação da matrícula
Apesar de ser gratuito, há regras específicas para a inscrição. O preenchimento do formulário eletrônico não garante automaticamente a vaga.
É necessário que a solicitação seja confirmada diretamente ao Cenipa pelo órgão ou empresa ao qual o interessado está vinculado, seguindo os critérios da TCA 37-23.
Para cursos autoinstrucionais, como o CPOAAS, basta preencher o formulário eletrônico para que a matrícula seja considerada. Contudo, solicitações feitas fora do prazo são automaticamente descartadas.
Como se inscrever no curso online gratuito?
Os interessados devem acessar o endereço: https://sistema.cenipa.fab.mil.br/cenipa/cursos e preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição. É recomendável não deixar para a última hora, garantindo mais chances de participação.