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Carro movido à água salgada bate recorde ao percorrer 350 mil km sem qualquer tipo de problema

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/05/2022 às 13:55
Atualizado em 03/06/2022 às 14:01
carro - carro movido a água - água salgada -
Carro movido a água salgada – imagem: nanoFlowcell

Empresa suíça desenvolveu um carro movido a água salgada que pode revolucionar o mercado automotivo. O veículo conta com autonomia de 1.000 quilômetros e ainda consegue ir de 0 a 100 km/h em 5 segundos

A NanoFlowcell atingiu um novo marco com a sua tecnologia com foco no setor automotivo, completando 350 mil quilômetros com o carro Quantino 48 Volt, que é movido à água salgada sem que haja nenhum tipo de problema. Desse modo, o inventor Nunzio La Vecchia agora espera que sua tecnologia, que essencialmente consiste no uso de um tipo de água salgada para acumular energia elétrica, comece a ser notada pela indústria automotiva como uma alternativa mais viável, barata e eficiente que as demais, como baterias de íons de lítio ou as células de combustível a hidrogênio, que também não geram nenhum tipo de emissão de poluentes ou ruídos.

Carro movido à água funcionou por mais de 10 mil horas

Abastecendo um QUANT 48VOLT alimentado por nanoFlowcell®

O carro movido à água salgada serve como demonstração tecnológica de como a tecnologia pode ser adaptada a um veículo voltado para áreas urbanas e de baixo custo, que foi escolhido para a realização de diversas baterias de testes.

Nos últimos três anos, o protótipo do carro movido à água construído na Suíça já ultrapassou os 250 mil km rodados em estrada aberta, onde cerca de 100 mil deles foram feitos para testes de laboratório. É importante ressaltar que os componentes especiais do Quantino funcionaram sem que houvesse nenhum problema.

No total, todos os componentes funcionaram durante mais de 10 mil horas, o que é ainda maior do que a vida útil normal de um veículo. Já em relação às características do carro movido à água salgada, que pode revolucionar o mercado automotivo, o veículo conta com um motor elétrico de 80 kW, o equivalente a cerca de 109 cavalos de potência. O modelo pode transportar até quatro pessoas em seu chassi e pesa um pouco mais de 1.400 kg. Ainda assim, com estas características, o carro movido à água salgada consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos. 

Como funciona o Quantino 48Volt?

O funcionamento do carro movido à água é igual ao de uma célula de combustível, só que utilizando água salgada no lugar do hidrogênio. Sendo assim, os íons positivos ficam separados dos negativos, uma vez que ambos ao passarem por uma membrana interagem e se misturam, e é essa interação que gera energia elétrica que permite mover o veículo.

O resultado final da mistura dos íons gera água, assim como a célula de combustível de hidrogênio, mas tem como vantagem o fato de permitir que o carro movido à água salgada trabalhe sem emitir nenhum carbono, além de um reabastecimento rápido.

A empresa que desenvolveu o veículo já está há algum tempo no mercado e, desde 2014, a NanoFlowcell vem criando protótipos com o objetivo de utilizar água salgada como principal combustível.

Outros protótipos desenvolvidos pela empresa suíça

Foram diversos protótipos do carro movido à água salgada desenvolvidos, como o Desportivo e-Sportlimousine, o Compacto Quantino e o Crossover Quant F. Estes três modelos foram testados em estrada, mas foi o Quantino o primeiro a mostrar a verdadeira capacidade do “combustível”.

Outro grande destaque do veículo zero emissões de CO2 é o fato de ter feito 1.000 quilômetros durante oito horas e 21 minutos diretos, ou seja, durante todo este percurso não parou para abastecer o que comprova também sua ótima autonomia. 

A empresa suíça tem como objetivo começar a produção final deste modelo protótipo a curto prazo. Caso consiga, será um grande avanço no setor, tendo em vista que, assim, os motoristas podem ir à beira da praia para abastecer.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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