Carro elétrico Tesla pegou fogo no dia 29 de junho. O dono disse que inicialmente não poderia sair do carro depois que as maçanetas eletrônicas não responderam.
Um Tesla Model S Plaid EV pegou fogo na última terça-feira, 29 de junho, no estado norte-americano da Pensilvânia (EUA), enquanto o proprietário dirigia, três dias depois que o carro top de linha de US$ 129.900 ( o aproximadamente R$ 650 mil) foi entregue após seu lançamento em junho, disse um advogado do motorista à Reuters.
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O motorista, identificado como um “empresário executivo”, inicialmente não conseguiu sair do carro porque seu sistema de porta eletrônica falhou, levando o motorista a “usar a força para empurrá-lo aberto”, disse Mark Geragos, da Geragos & Geragos, na última sexta-feira (02/07).
O carro continuou a se mover por cerca de 11 a 12 metros antes de se transformar em uma “bola de fogo” em uma área residencial perto da casa do proprietário na Pensilvânia.
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Em uma entrevista, Setchen disse que seu cliente escapou por pouco da catástrofe depois que o carro pegou fogo e as maçanetas da porta não se moveram.
“Ele foi capaz de sair da porta de alguma forma. E o carro, pouco depois que ele saiu, virou uma bola de fogo”, disse Geragos. Ele disse que seu cliente não tinha feito nada para danificar o carro e que o incidente parecia “completamente espontâneo”.
Os advogados do motorista, compartilharam fotos de badging e documentação confirmando que o veículo era um Model S Plaid. Mark Geragos, do escritório de advocacia Geragos e Geragos, confirmou que está representando o proprietário e pediu que Tesla tirasse os veículos da estrada.
“Esta é uma situação angustiante e assustadora e um problema óbvio”, disse Geragos em um comunicado. “Nossa investigação preliminar está em andamento, mas pedimos à Tesla que o S Plaid seja aterrado e que afaste esses carros até que uma investigação completa possa ocorrer”, disse Geragos.
O advogado não disse se seu cliente está planejando uma ação legal contra Tesla. Ele pediu à empresa para tirar o Plaid Model S da estrada até que o incidente seja investigado.
Tesla não fez um comentário imediato quando contatado pela Reuters.
Rio Tesla O executivo-chefe Elon Musk destacou a versão de desempenho de seu sedã Model S como sendo “mais rápida que qualquer Porsche, mais segura que qualquer Volvo”em um evento de lançamento na fábrica da montadora em Fremont, Califórnia, no mês passado. No início de abril, ele disse que o novo sedã Model S e o utilitário esportivo Model X tinham uma nova bateria.
“Foi preciso um pouco de desenvolvimento para garantir que a bateria do novo S/X seja segura”, disse Musk em uma teleconferência, abordando atrasos na produção. “Houve mais desafios do que o esperado no desenvolvimento da nova versão.”
A agência está investigando supostos defeitos que podem causar incêndios em sedãs e SUVs da Tesla, incluindo os veículos antigos Model S e Model X, uma sonda que foi aberta em 2019.
O incêndio tinha uma semelhança com os incêndios anteriores de Tesla, onde havia um cheiro elétrico ou esfumaçado seguido de um estouro, e o proprietário ficou preso no veículo depois que sua eletrônica falhou. O Washington Post reportou uma série semelhante de eventos em Frisco, Tex., em novembro.
A Administração Nacional de Segurança no Trânsito disse que está coletando informações sobre o incidente.
“A NHTSA está ciente do incêndio do veículo Tesla em Gladwyne, Pensilvânia; e a agência está em contato com agências relevantes e com o fabricante para coletar informações sobre o incidente”, disse a porta-voz Lucia Sanchez. “Se dados ou investigações mostrarem um defeito ou um risco inerente à segurança existir, a NHTSA tomará medidas conforme apropriado para proteger o público.”