A Dongfeng, em parceria com a Renault, desenvolveu um carro elétrico ‘baratinho’ com base no Renault Kwid. O modelo é o mais barato da China e será comercializado por apenas R$ 45 mil.
A Dongfeng Motor lançou a versão mais básica do Nanobox recentemente, um SUV elétrico, compacto, superbarato e cheio de detalhes. O carro elétrico da fabricante chinesa foi apresentado ainda no último ano e nada mais é do que uma versão com base no Renault Kwid, também chamado de Dacia Spring na Europa. Produzido na China, o modelo conta com 3,7 metros de comprimento e 2,4 metros de distância entre eixos. Ele é fruto de uma parceria com a montadora da França e traz, basicamente, o mesmo design arredondado do modelo original por fora.
Carro elétrico com base no Renault Kwid entrega 45 cavalos de potência
O interior do modelo, no entanto, é diferente, visto que os bancos são de couro sintético e o acabamento é feito em duas cores. O Nano Box também conta com duas telas a bordo, sendo elas um painel de instrumentos digital de 7 polegadas (17,78 cm) atrás do volante e uma central multimídia de 10.
Um recurso interessante do carro elétrico baseado no Renault Kwid é um aplicativo da montadora que permite controlar algumas funções pelo celular, como, por exemplo, localizar o veículo, ajustar o ar condicionado e fazer diagnósticos remotamente.
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O desempenho, em contrapartida, não é um dos destaques do carro elétrico de entrada, que conta com um motor dianteiro que gera apenas 45 cavalos, menos que o Kwid E-Tech, comercializado no Brasil, que oferece 65 cavalos.
A propulsão permite que o modelo vá de 0 a 50 km/h em apenas 6 segundos. A montadora não entrou em detalhes sobre a velocidade máxima e a aceleração. Já sua bateria de fosfato de ferro e lítio é da CATL e conta com uma capacidade de 15,97 kWh, o que é suficiente para percorrer cerca de 200 km por carga.
“Renault Kwid da China” chegará ao mercado por R$ 45 mil
O modelo mais básico do SUV também funciona apenas com carregamento lento e necessita de 3 horas para completar sua carga. Já as outras duas versões do “Renault Kwid da China” demoram cerca de meia hora para recarregar completamente, de acordo com a empresa.
No fim, o grande destaque do modelo é o seu preço. Exclusivo para o país asiático, a versão de entrada chega como um dos SUVs mais acessíveis do país e sai pelo valor de US$ 8,8 mil, o equivalente a R$ 45 mil na cotação atual.
Para se ter uma ideia, o Kwid E-Tech custa cerca do triplo deste valor, a partir de R$ 146.990. De acordo com a fabricante, o plano para os próximos anos é desenvolver outros cinco carros elétricos, incluindo sedãs e SUVs. Ainda não foi confirmado se os modelos da marca serão vendidos fora do mercado asiático.
Conheça o Renault Kwid E-Tech
O Renault Kwid E-Tech chegou ao mercado em agosto do ano passado assumindo o posto de carro elétrico mais barato do Brasil, no valor de R$ 142 mil. A Renault destaca que o custo por quilômetro rodado do Renault Kwid E-Tech é de apenas R$ 0,06, o que é um avanço em relação à versão com motor a combustão, que gasta R$ 0,48.
O modelo elétrico conta com baterias de 26,8 kWh, gerando uma autonomia de 294 km em uso urbano e de 265 km no ciclo misto, que une rodagem na cidade e na estrada. Quando recarregado em uma tomada residencial de 20A e 220V, o veículo demora uma média de 9 horas para recuperar 190 km de autonomia.