Para promover a mobilidade elétrica, a Nissan apresentou o seu carro elétrico, Nissan Leaf, demonstrando a sua capacidade de gerar energia para equipamentos e até residências
A Nissan aproveitou o Electric Experience, um evento realizado no interior de SP com a missão de fomentar a mobilidade elétrica, para mostrar um pouco mais das funcionalidades possíveis em um carro elétrico. A empresa utilizou o Nissan Leaf como modelo para demonstrar a tecnologia de carregamento bidirecional. Um DJ tocando músicas com seu equipamento de som meio a um gramado seria uma cena comum se os equipamentos estivessem ligados a uma tomada convencional, entretanto, no evento de mobilidade elétrica, as músicas que animaram o público saíram de uma mesa que estava recebendo energia diretamente de um Nissan Leaf.
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O Nissan Leaf esteve presente no evento para demonstrar mais sobre sua capacidade única de recarga bidirecional, que possibilita que o carro elétrico forneça energia de volta à rede através da tecnologia V2G ou diretamente para aparelhos elétricos através da tecnologia V2X.
Sendo assim, o Nissan Leaf serve tanto para armazenar quanto para gerar energia como uma espécie de bateria móvel. A tecnologia de mobilidade elétrica do Nissan Leaf pode tornar a rede mais sustentável e estável, além de contribuir com o gerenciamento do abastecimento de energia dos consumidores.
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Além disso, ainda serve como um recurso em caso de uma situação emergencial que torne o uso da energia da rede inviável. A Nissan já utiliza o sistema no Japão e na Europa.
Nissan fecha parceria com a Bosch.IO
De acordo com o diretor de Marketing da Nissan, Humberto Gomez o sistema bidirecional é mais um recurso de mobilidade elétrica do Nissan Leaf, que demonstra mais uma vez como a empresa desenvolve um elétrico com foco em se integrar ao novo ecossistema de mobilidade inteligente.
Além de ser um carro totalmente elétrico que dá prazer de dirigir, ele é um exemplo real das novas experiências que a empresa deseja oferecer aos seus clientes. O projeto da Nissan para a mobilidade elétrica foi desenvolvido ao lado da Bosch.IO, além dos institutos de Tecnologia de manufatura e Materiais Avançados (IFAM) e o Fraunhofer de Engenharia Industrial (IAO). A iniciativa de mobilidade elétrica também é apoiada pelo Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha.
Autonomia do carro elétrico não é muito afetada durante o uso contínuo de sua bateria
Um software da Bosch afirma que o alcance e desempenho do carro elétrico da Nissan não é tão afetado assim, pois é utilizada no máximo 30% da capacidade da bateria do Nissan Leaf para ofertar energia para a casa ou equipamento eletrônico.
Se necessário, também é possível priorizar a recarga total do veículo, por exemplo, antes do início de um trajeto mais longo. Vale ressaltar que os dados obtidos sobre o uso de eletricidade são avaliados anonimamente. De acordo com Stefan Losch do Fraunhofer IFAM, os dados são precisos para realizar constatações com bases cientificas voltadas aos modelos de negócio da recarga bidirecional e identificar os grupos de usuários potenciais.
Segundo Vicent Ricoux, da Nissan Center Europe, a empresa acredita que o interesse por esta tecnologia continue aumentando futuramente, principalmente porque cada vez mais, pessoas estão trabalhando em casa e existe um enorme potencial para usar a energia renovável de forma eficaz, reduzindo as emissões no transporte.