Tim Moore, congressista republicano, revelou em vídeo uma antiga escadaria escondida no Capitólio dos EUA, gerando debate sobre segurança e curiosidade sobre a história do local.
Um vídeo publicado pelo congressista republicano Tim Moore revelou uma antiga escadaria escondida sob o tapete da Sala Lincoln, no Capitólio dos Estados Unidos, e provocou diferentes reações nas redes sociais.
Escada esquecida é mostrada em vídeo
O vídeo mostra Moore levantando o carpete da Sala Lincoln e revelando uma escada de pedra. “Essa é uma das coisas legais sobre o Capitólio dos EUA”, comentou o congressista.
Ele explicou que a construção do prédio começou no século XVIII e que há muitas passagens escondidas por lá.
-
O segredo das ‘estradas submersas’ do Ceará não é a maré
-
Lucro de 17.000.000%: investidores que seguraram bitcoins desde 2011 realizam maior ganho da história
-
Quanta água potável realmente temos? O dado que revela como a maior riqueza da Terra é, na verdade, escassa
-
Trump ordenou hoje o envio de dois submarinos nucleares após ex-presidente da Rússia falar em ‘apocalipse’
Segundo Moore, essa escada seria uma saída que levava diretamente do segundo andar para o lado de fora do Capitólio.
Ele também mencionou, embora sem confirmação, que soldados britânicos teriam usado a escadaria durante o ataque de 1814, na Guerra de 1812.
Reações e críticas nas redes
O conteúdo do vídeo gerou desconforto para alguns usuários nas redes sociais, principalmente na plataforma X. O empresário Patrick Bet-David criticou a postagem dizendo que revelar essas informações poderia representar um risco. “O inimigo está observando tudo”, escreveu.
Diante da repercussão, Moore se manifestou novamente. Ele esclareceu que a escadaria não é um túnel e que está selada há décadas. “É informação pública”, escreveu. “Sempre gosto de compartilhar pedaços de história com as pessoas em casa, e é ótimo ver tantas pessoas interessadas nisso”, completou o congressista.
História e homenagens no local
O episódio mencionado por Moore remete ao Incêndio de Washington em 1814, quando tropas britânicas lideradas pelo Major-General Robert Ross atacaram a capital americana.
Na ocasião, prédios como a Casa Branca, o Capitólio e a Biblioteca do Congresso foram incendiados.
Embora Moore tenha citado a ligação da escadaria com esse episódio, ele próprio admitiu que não há comprovação histórica de que os soldados britânicos tenham passado por ali.
A Sala Lincoln, onde a escada está localizada, recebeu esse nome apenas em 2019. Antes disso, ela servia como agência dos correios da Câmara durante o mandato de Abraham Lincoln como congressista.
Na época da mudança de nome, o deputado Krishnamoorthi justificou a homenagem. “É especialmente apropriado que renomeemos esta sala para o Presidente Lincoln”, afirmou. Segundo ele, o espaço era um local onde Lincoln cultivava amizades importantes para sua atuação política.
A publicação de Moore reacendeu o interesse por curiosidades e passagens ocultas do Capitólio. Apesar das críticas, ele reafirmou que a intenção foi apenas compartilhar um pedaço da história com o público.