Novo SUV médio-grande da Caoa Chery une alta potência com eficiência de consumo e tecnologia embarcada.
O Caoa Chery Tiggo 8 2025 chega ao mercado brasileiro oferecendo duas versões principais: a Pro Max Drive, equipada com motor 1.6 turbo a gasolina, e a Pro Plug-In Hybrid, que traz um conjunto híbrido plug-in com potência combinada de 317 cavalos.
O modelo, que se destaca como um SUV médio-grande com capacidade para sete ocupantes, mantém dimensões generosas e um pacote tecnológico avançado, incluindo recursos do pacote ADAS, que reúne assistentes eletrônicos para segurança e conforto ao volante.
Motor e desempenho da versão Pro Max Drive
A versão Pro Max Drive tem sob o capô um motor 1.6 turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 187 cv e torque de 28 kgfm.
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A transmissão é automatizada de dupla embreagem, com sete marchas, e a tração fica restrita ao eixo dianteiro.
Com isso, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima em torno de 180 km/h.
Em termos dimensionais, o Tiggo 8 mede 4,72 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,70 metro de altura, e tem entre-eixos de 2,71 metros, garantindo espaço interno para sete passageiros.
O porta-malas oferece 889 litros na configuração com cinco lugares, reduzindo para 193 litros quando todos os assentos da terceira fileira são usados.
O tanque de combustível comporta 51 litros, o que limita sua autonomia em viagens longas.
De acordo com o Inmetro, essa versão apresenta consumo médio de 10 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.
Equipamentos e segurança da versão Pro Max Drive
O acabamento do Tiggo 8 Pro Max Drive traz equipamentos como painel digital de 12,3 polegadas, sistema multimídia com tela de 12,3 polegadas, navegador GPS, sistema de som Sony com oito alto-falantes, além de conectividade por comandos de voz.
Há ainda itens de conforto e praticidade, como teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, carregador de celular por indução e sensores de estacionamento.
No quesito segurança, o SUV é equipado com seis airbags e o pacote ADAS Max Drive, que inclui sistemas como alerta de colisão frontal e traseira, assistente de manutenção de faixa, frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo com função anda-e-para, entre outros.
Versão híbrida plug-in: potência e consumo
Já a versão Pro Plug-In Hybrid oferece um conjunto híbrido composto por motor 1.5 turbo a gasolina, que gera 147 cv e torque de 22,4 kgfm, combinado com um motor elétrico que adiciona 170 cv à potência total.
O sistema híbrido resulta em 317 cv e torque combinado acima de 56 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7,2 segundos.
A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h.
O tanque de combustível dessa versão é maior, com capacidade para 60 litros, o que aliado ao motor elétrico permite um consumo mais eficiente.
Segundo dados oficiais, o Tiggo 8 híbrido plug-in pode atingir média equivalente de até 33,6 km/l na cidade e 27,7 km/l na estrada.
Tecnologia e conforto na versão híbrida
Além das dimensões similares à versão a combustão, o Tiggo 8 híbrido plug-in apresenta um pacote de equipamentos focado em conforto e tecnologia, com destaque para o painel digital e multimídia de 12,3 polegadas, conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, head-up display, bancos com massagem e apoio para pernas no passageiro dianteiro, sistema de som Sony, câmera 540º com visão do solo, e teto solar panorâmico.
O sistema de ar-condicionado é digital automático dual zone, com saídas de ar para o banco traseiro.
Também estão presentes carregador de celular sem fio, sensores de chuva e crepuscular, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), retrovisor interno fotocrômico, e sensores de estacionamento nas duas extremidades do veículo.
Segurança e assistentes de condução na versão híbrida plug-in
No aspecto de segurança, o pacote ADAS da versão híbrida reúne os principais sistemas já presentes na versão Max Drive, como piloto automático adaptativo com função anda-e-para, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto cego e alerta de desembarque seguro, que avisa o motorista sobre a aproximação de veículos ou bicicletas ao abrir as portas.
Histórico e produção do Tiggo 8
O Caoa Chery Tiggo 8 é um dos modelos mais antigos da linha da fabricante no Brasil, tendo sido lançado oficialmente no país em 2020.
Desde então, passou por reestilizações, sendo que em 2024 as versões híbridas plug-in e a combustão ganharam visual padronizado, aproximando ainda mais o design das diferentes configurações.
A versão híbrida plug-in, que inicialmente era importada da China, mantém esse status, enquanto as versões a combustão são produzidas na fábrica da Caoa Chery em Anápolis, Goiás.
Mercado e posicionamento do Tiggo 8 2025
Com a chegada da linha 2025, a Caoa Chery reforça a aposta no Tiggo 8 como um SUV completo, capaz de atender diferentes públicos, desde aqueles que buscam desempenho e consumo reduzido até quem procura tecnologia embarcada e segurança ativa avançada.
A competitividade do modelo no segmento médio-grande de SUVs com sete lugares depende da resposta do consumidor diante de preços que, no caso da versão híbrida plug-in, ultrapassam os R$ 270 mil, enquanto a opção a gasolina foi reduzida recentemente para R$ 189.990.
As características técnicas e os itens de série fazem do Tiggo 8 uma alternativa que alia desempenho, eficiência e conforto, destacando-se principalmente no cenário brasileiro pela adoção do powertrain híbrido plug-in com alta potência combinada e consumo eficiente.
A inclusão do pacote ADAS avançado em ambas as versões reforça o compromisso da marca com a segurança dos ocupantes.
Com o avanço das tecnologias híbridas e a crescente demanda por veículos mais econômicos e sustentáveis, o Caoa Chery Tiggo 8 2025 consolida-se como uma opção interessante no mercado nacional.
Contudo, a questão que fica para os consumidores é se o custo desse SUV com motor híbrido plug-in e pacote tecnológico robusto corresponde às expectativas em relação ao custo-benefício.
Será que o Tiggo 8 2025 tem o potencial para se firmar como líder entre os SUVs híbridos de sete lugares no Brasil ou ainda enfrenta desafios para se popularizar frente aos concorrentes tradicionais?