Movimento foi organizado por aplicativo de mensagens e é contra as novas regras do frete que começaram a vigorar no último sábado, governo porém revoga medida e paralisação perde força
Caminhoneiros bloquearam a BR-230, no trecho que dá acesso do sertão do estado até a cidade de Campina Grande. Eles pedem um reajuste maior no valor do frete e reclamam do valor publicado na tabela da ANTT.
O grupo também pede redução no valor do diesel. Caminhões com cargas vivas e alimentos perecíveis estão sendo liberados, assim como os carros de passeio.
O movimento é autônomo, sem a participação de sindicatos e foi organizado por meio do WhatsApp. Não há previsão para o fim do protesto.
A categoria ainda não tem consenso em torno da paralisação, mas se espalha entre os caminhoneiros a insatisfação com a tabela do frete divulgada na quinta (18) pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e que entrou em vigor no último sábado, dia 20/07.
-
Trabalhadores reformavam um playground no norte da Inglaterra quando encontraram 176 bombas da Segunda Guerra Mundial enterradas sob o solo; artefatos ainda tinham carga
-
Enquanto pneus usados, garrafas, latinhas e até papelão seriam descartados como lixo comum, esse arquiteto transforma há 40 anos resíduos em casas sustentáveis inspiradas nas Earthships, com energia solar, água da chuva reaproveitada, esgoto tratado no próprio terreno e produção de alimentos dentro da moradia
-
Segurança que fazia rondas em hospital da Louisiana virou médico no mesmo prédio onde trabalhava, estudava química entre um turno e outro e voltou de jaleco branco para atender pacientes
-
Robô de dois braços começa a remontar afrescos destruídos de Pompeia como um quebra-cabeça impossível, usando IA para reconhecer cores, padrões e fragmentos antigos que humanos levariam anos para encaixar
Pressionado, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse em mensagem enviada aos caminhoneiros que o governo vai revogar a tabela de fretes e na próxima quarta-feira, haverá novo encontro com a categoria para ajustar os termos da cobrança.
o governo afirma que as regras foram amplamente discutidas com a categoria, mas a nova tabela do frete está sendo muito criticada pelos caminhoneiros de todo o Brasil.
A tabela do frete
A tabela de preço de frete mínimo foi reivindicada durante a greve dos caminhoneiros do ano passado. Até este sábado, o método utilizado levava em conta apenas a quilometragem percorrida.
Agora, fatores como o tempo de carga e descarga, custo com depreciação do caminhão, entre outros, também entrarão no cálculo. Os caminhoneiros, porém, afirmam que os novos valores não são adequados e cobrem apenas os custos e não geram receita.
