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Caminhão Scania 560 G Super XT substitui três veículos no campo, carrega 40 toneladas e ainda pode voltar ao modo rodoviário

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 16/06/2025 às 10:09
Caminhão Scania Megatec 10x4 sobre prancha para transporte em área industrial
Caminhão Scania 10×4 com blindagem Megatec pronto para transporte em prancha
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Novo modelo apresentado na Agrishow promete substituir até três veículos e atende às normas ambientais mais rigorosas

A Scania, em colaboração com a Megatec, apresentou em maio de 2025, durante a Agrishow em Ribeirão Preto (SP), uma inovação que promete redefinir o transporte agrícola: o caminhão 560 G 6×4 Super XT.

Com estrutura articulada e alta capacidade de carga, o modelo pode operar com dois implementos de transbordo e transportar até 34 toneladas, superando facilmente os 22 toneladas de um caminhão convencional.

Com a inclusão de uma caixa de carga ampliada, essa capacidade sobe para impressionantes 40 toneladas.

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Além disso, o modelo se destaca por sua flexibilidade. Trocando os implementos, o operador pode utilizar o mesmo caminhão tanto no transbordo de cana quanto em operações com vinhaça ou calcário.

Isso elimina a necessidade de três veículos distintos, como ocorre em configurações tradicionais, o que reduz os custos operacionais e amplia a eficiência.

A proposta é oferecer ao produtor rural uma solução versátil, econômica e adequada às exigências ambientais atuais.

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Eficiência e sustentabilidade com padrão Euro 6

O 560 G 6×4 Super XT já está completamente adaptado à norma Euro 6.

Essa certificação substitui a antiga Euro 5 e estabelece padrões mais rígidos de emissões de poluentes.

Enquanto muitos produtores ainda recorrem a tratores desatualizados e fora dos padrões ambientais, o novo caminhão se destaca por unir eficiência operacional e compromisso ecológico.

Nesse sentido, a adequação do modelo à legislação ambiental não apenas cumpre as exigências legais, como também oferece ao mercado uma alternativa moderna e alinhada às práticas sustentáveis.

A transição para tecnologias mais limpas é uma demanda crescente no setor agrícola, especialmente em operações de grande escala, como a canavicultura.

Diferenciais estruturais e de segurança para aplicações pesadas

Outro destaque do 560 G 6×4 Super XT está no seu projeto robusto e funcional.

A equipe reforçou a carenagem frontal, o que garante maior proteção ao veículo durante as jornadas em terrenos irregulares.

A bitola dos eixos de 3 metros evita o pisoteio das linhas de plantio, contribuindo diretamente para a preservação do cultivo.

Além disso, os paralamas e protetores instalados impedem que resíduos de cana entrem em partes quentes do motor, evitando falhas e riscos de incêndio.

Com esses ajustes, o caminhão torna-se ideal para ambientes de uso severo, como lavouras e áreas de mineração leve.

A construção técnica reforçada garante mais durabilidade, além de proporcionar mais segurança tanto para o operador quanto para o maquinário.

Motorização potente e desempenho superior

O novo modelo da Scania conta com o motor D13 da linha Super, um seis cilindros em linha com potência de 560 cavalos e torque de 286 mkgf, disponível já a partir de 950 rotações por minuto.

Um sistema de injeção de diesel de alta pressão, operando a até 250 bar, possibilita esse desempenho.

O motor também inclui duplo comando de válvulas no cabeçote, o que melhora a eficiência de combustão.

Combinada ao motor, está a transmissão G33 Heavy Planetary, desenvolvida para aplicações severas e exigentes.

Essa caixa de câmbio garante respostas rápidas, maior durabilidade e melhor aproveitamento de torque, elementos essenciais para operações agrícolas de alta demanda, como no transporte de cana-de-açúcar.

Alta versatilidade e valorização na revenda

Além de todos os avanços tecnológicos e operacionais, o 560 G 6×4 Super XT foi projetado, sobretudo, para ser reversível.

Em outras palavras, todas as modificações podem ser desfeitas, de modo que o caminhão volte à sua versão rodoviária original.

Com isso, garante-se mais liquidez na revenda e, consequentemente, amplia-se o ciclo de vida útil do veículo.

Por esse motivo, essa característica é crucial para frotistas e produtores que, acima de tudo, desejam investir com segurança.

Dessa forma, o caminhão não se limita a um único tipo de aplicação; ao contrário, pode ser adaptado conforme as mudanças do mercado e, ainda, às necessidades sazonais do setor agrícola.

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Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

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