O caminhão elétrico, desenvolvido por uma empresa suíça, se tornou o maior em mineração do mundo e de quebra gera a energia que necessita
Desenvolvido na Suíça, um caminhão elétrico de 45 toneladas está sendo considerado o maior do mundo em operação. E esse título não é somente no quesito peso e tamanho, o desempenho do caminhão elétrico de mineração é de cair o queixo, com um motor contendo um conjunto de baterias de 600 kWh que não necessitam de carregamento.
Com o nome de eDumper, ele foi construído pela empresa suíça Kuhn Schweiz, especializada em fornecer maquinário para o setor de mineração. Tendo como base um modelo convencional da japonesa Komatsu, a empresa instalou um motor elétrico com um conjunto de baterias.
O caminhão elétrico é capaz de suportar uma carga de até 65 toneladas de mineração. Por isso, ele conta com um conjunto de freios potentes, que geram eletricidade para alimentar as baterias do motor. O sistema todo pode gerar um excedente de energia de 200 kWh.
-
De S10 a Saveiro: veja 4 picapes usadas e confiáveis por até R$ 50 mil, ideais para trabalho e lazer
-
Fiat Toro 2026 ganha novo visual e mantém motor potente: Veja o que muda na picape
-
Leapmotor atinge 10 mil unidades produzidas do novo sedã elétrico em apenas 7 dias — e isso diz muito sobre a capacidade de produção da China
-
Com consumo de até 50 km/l, BAJAJ Pulsar N 150 pode rodar 700 km com um tanque e ainda custa menos
OS 10 CAMINHÕES ELÉTRICOS MAIS AVANÇADOS
Revolução ou incoerência?
Por mais que a ideia de eletrificar caminhões seja incoerente, por conta das peças volumosas e pesadas, é fato que produzir caminhões elétricos compensa exatamente por conta desses fatores, uma vez que eletrificá-lo pode compensar nesse sentido.
O caminhão elétrico possui 9,11m de comprimento, 4,26m de altura e largura, um conjunto gigante de baterias, o que faz ele ser comparado a um Tesla S com pacote de longo alcance.
De acordo com a empresa do caminhão elétrico, um caminhão a diesel que for substituído pelo caminhão de mineração elétrico poderá economizar até 100.000 litros de diesel por ano, deixando de emitir até 262 toneladas de CO2.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.