O caminhão elétrico, desenvolvido por uma empresa suíça, se tornou o maior em mineração do mundo e de quebra gera a energia que necessita
Desenvolvido na Suíça, um caminhão elétrico de 45 toneladas está sendo considerado o maior do mundo em operação. E esse título não é somente no quesito peso e tamanho, o desempenho do caminhão elétrico de mineração é de cair o queixo, com um motor contendo um conjunto de baterias de 600 kWh que não necessitam de carregamento.
Com o nome de eDumper, ele foi construído pela empresa suíça Kuhn Schweiz, especializada em fornecer maquinário para o setor de mineração. Tendo como base um modelo convencional da japonesa Komatsu, a empresa instalou um motor elétrico com um conjunto de baterias.
O caminhão elétrico é capaz de suportar uma carga de até 65 toneladas de mineração. Por isso, ele conta com um conjunto de freios potentes, que geram eletricidade para alimentar as baterias do motor. O sistema todo pode gerar um excedente de energia de 200 kWh.
- Custando R$ 80 mil reais, SUV 4×4 Ford Ecosport Storm faz 11,4 km/l com autonomia de até 593 km com seus 180 cv
- Revelado o novo SUV que chegou no Brasil por R$ 1,35 milhão de reais: com 1200 cv e autonomia de 1.000 km, o carro da BYD flutua na água, gira 360º e superou a maior duna do planeta!
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
- Ford promove retorno triunfal de modelo icônico da marca com motor 1.5 turbo e 169 CV
OS 10 CAMINHÕES ELÉTRICOS MAIS AVANÇADOS
Revolução ou incoerência?
Por mais que a ideia de eletrificar caminhões seja incoerente, por conta das peças volumosas e pesadas, é fato que produzir caminhões elétricos compensa exatamente por conta desses fatores, uma vez que eletrificá-lo pode compensar nesse sentido.
O caminhão elétrico possui 9,11m de comprimento, 4,26m de altura e largura, um conjunto gigante de baterias, o que faz ele ser comparado a um Tesla S com pacote de longo alcance.
De acordo com a empresa do caminhão elétrico, um caminhão a diesel que for substituído pelo caminhão de mineração elétrico poderá economizar até 100.000 litros de diesel por ano, deixando de emitir até 262 toneladas de CO2.