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Caça ‘invisível’: Conheça o J-20 Mighty Dragon, o caça furtivo de quinta geração da China, projetado para desafiar os melhores do mundo

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 20/05/2024 às 09:17
Caça 'invisível': Conheça o J-20 Mighty Dragon, o caça furtivo de quinta geração da China, projetado para desafiar os melhores do mundo
Foto: Haci Productions/Divulgação

Conheça o J-20 Mighty Dragon, o caça furtivo de quinta geração da China, desenvolvido para competir com os melhores do mundo, incluindo os F-22 e F-35 americanos.

Nos últimos anos, a China desenvolveu um caça furtivo de quinta geração que está impressionando o mundo: o J-20 Mighty Dragon. Mas será que ele é páreo para os lendários F-22 e F-35 americanos?

A história do J-20 começou no final dos anos 90, quando a China iniciou o projeto JXX para desenvolver um caça capaz de competir com os melhores do mundo. Liderado pela Chengdu Aerospace Corporation, o projeto enfrentou enormes desafios em áreas como design de aeronaves, materiais avançados, integração de sistemas e propulsão.

Em 11 de janeiro de 2011, o caça J-20 Mighty Dragon da China decolou pela primeira vez

Finalmente, em 22 de dezembro de 2010, o primeiro protótipo do J-20 foi testado, marcando um momento histórico para a aviação chinesa. Em 11 de janeiro de 2011, o J-20 Mighty Dragon da China decolou pela primeira vez, pilotado pelo lendário Le Gang. O voo curto de 18 minutos foi suficiente para eletrizar a comunidade de aviação mundial.

Nos anos seguintes, o J-20 passou por muitos testes e refinamentos. Um dos maiores desafios foi a propulsão. Inicialmente equipado com motores russos, o J-20 passou a usar o motor doméstico WS-10C, capaz de empuxo vetorial e supercruise, permitindo que o caça atinja velocidades superiores a Mach 2 sem usar pós-combustão.

Também é equipado com sensores avançados, radar AESA e mais

Outro avanço crucial foi na tecnologia furtiva. O J-20 tem um design de asa de diamante que ajuda a reduzir sua assinatura de radar, além de usar materiais absorventes de radar e revestimentos especiais. Ele também é equipado com sensores avançados, radar AESA, sistemas de guerra eletrônica e uma ampla gama de mísseis e bombas inteligentes.

Em 2016, o J-20 foi revelado ao público durante o show aéreo de Zhuhai e, em 2017, entrou em serviço ativo na Força Aérea do Exército Chinês. Hoje, estima-se que a China tenha mais de 200 J-20 em serviço, com planos de aumentar esse número.

Embora alguns questionem sua verdadeira capacidade furtiva e os motores WS-10C ainda não sejam tão potentes quanto os americanos F119 e F135…

Comparado aos seus rivais americanos, o J-20 é maior, permitindo que carregue mais combustível e armas. Seu design Canard Delta e motores de empuxo vetorial tornam-no extremamente manobrável. Além disso, o J-20 é equipado com avançados sistemas de guerra eletrônica, capazes de interromper comunicações inimigas, o que pode ser decisivo em futuros conflitos.

Embora alguns questionem sua verdadeira capacidade furtiva e os motores WS-10C ainda não sejam tão potentes quanto os americanos F119 e F135, o J-20 representa um incrível avanço tecnológico e a ascensão da China como uma superpotência militar.

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Auder Dias
Auder Dias(@auderdias)
20/05/2024 14:32

Interessante essa informação do motor WS10C, conseguir fazer esse J-20 voar a Mach 2 ou superior, se pela relação peso potência nem mesmo o WS15(que seria comparável ao PW-F119), tinha essa disposição, muito menos esse WS10C terá. Creio que há um exagero na potência divulgada por vocês!

Dyeimys Aguiar
Dyeimys Aguiar(@dyeimys007)
Em resposta a  Auder Dias
21/05/2024 11:37

De fato com WS10C é sabido que ele não tem esse desempenho, ele foi usado msm para testes de vôo e aprimoramento de projeto, mas ainda no ano passado já começaram testes de vôo com WS15 então creio que em poucos anos ele estará em condições de uso massivo.

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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