Conheça o J-20 Mighty Dragon, o caça furtivo de quinta geração da China, desenvolvido para competir com os melhores do mundo, incluindo os F-22 e F-35 americanos.
Nos últimos anos, a China desenvolveu um caça furtivo de quinta geração que está impressionando o mundo: o J-20 Mighty Dragon. Mas será que ele é páreo para os lendários F-22 e F-35 americanos?
A história do J-20 começou no final dos anos 90, quando a China iniciou o projeto JXX para desenvolver um caça capaz de competir com os melhores do mundo. Liderado pela Chengdu Aerospace Corporation, o projeto enfrentou enormes desafios em áreas como design de aeronaves, materiais avançados, integração de sistemas e propulsão.
Em 11 de janeiro de 2011, o caça J-20 Mighty Dragon da China decolou pela primeira vez
Finalmente, em 22 de dezembro de 2010, o primeiro protótipo do J-20 foi testado, marcando um momento histórico para a aviação chinesa. Em 11 de janeiro de 2011, o J-20 Mighty Dragon da China decolou pela primeira vez, pilotado pelo lendário Le Gang. O voo curto de 18 minutos foi suficiente para eletrizar a comunidade de aviação mundial.
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Nos anos seguintes, o J-20 passou por muitos testes e refinamentos. Um dos maiores desafios foi a propulsão. Inicialmente equipado com motores russos, o J-20 passou a usar o motor doméstico WS-10C, capaz de empuxo vetorial e supercruise, permitindo que o caça atinja velocidades superiores a Mach 2 sem usar pós-combustão.
Também é equipado com sensores avançados, radar AESA e mais
Outro avanço crucial foi na tecnologia furtiva. O J-20 tem um design de asa de diamante que ajuda a reduzir sua assinatura de radar, além de usar materiais absorventes de radar e revestimentos especiais. Ele também é equipado com sensores avançados, radar AESA, sistemas de guerra eletrônica e uma ampla gama de mísseis e bombas inteligentes.
Em 2016, o J-20 foi revelado ao público durante o show aéreo de Zhuhai e, em 2017, entrou em serviço ativo na Força Aérea do Exército Chinês. Hoje, estima-se que a China tenha mais de 200 J-20 em serviço, com planos de aumentar esse número.
Embora alguns questionem sua verdadeira capacidade furtiva e os motores WS-10C ainda não sejam tão potentes quanto os americanos F119 e F135…
Comparado aos seus rivais americanos, o J-20 é maior, permitindo que carregue mais combustível e armas. Seu design Canard Delta e motores de empuxo vetorial tornam-no extremamente manobrável. Além disso, o J-20 é equipado com avançados sistemas de guerra eletrônica, capazes de interromper comunicações inimigas, o que pode ser decisivo em futuros conflitos.
Embora alguns questionem sua verdadeira capacidade furtiva e os motores WS-10C ainda não sejam tão potentes quanto os americanos F119 e F135, o J-20 representa um incrível avanço tecnológico e a ascensão da China como uma superpotência militar.
Interessante essa informação do motor WS10C, conseguir fazer esse J-20 voar a Mach 2 ou superior, se pela relação peso potência nem mesmo o WS15(que seria comparável ao PW-F119), tinha essa disposição, muito menos esse WS10C terá. Creio que há um exagero na potência divulgada por vocês!
De fato com WS10C é sabido que ele não tem esse desempenho, ele foi usado msm para testes de vôo e aprimoramento de projeto, mas ainda no ano passado já começaram testes de vôo com WS15 então creio que em poucos anos ele estará em condições de uso massivo.