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C4 Cactus, o SUV que saiu de linha, tem motor de BMW e preço de Kwid — e ainda faz muito sucesso no mercado de usados

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 07/08/2025 às 18:33
O Citroën C4 Cactus virou destaque entre os carros usados em 2025 com bom custo-benefício, motor turbo potente de origem BMW e versões completas por valores abaixo de modelos 0 km mais básicos.
O Citroën C4 Cactus virou destaque entre os carros usados em 2025 com bom custo-benefício, motor turbo potente de origem BMW e versões completas por valores abaixo de modelos 0 km mais básicos.
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O Citroën C4 Cactus virou destaque entre os carros usados em 2025 com bom custo-benefício, motor turbo potente de origem BMW e versões completas por valores abaixo de modelos 0 km mais básicos.

Nos últimos anos, o Citroën C4 Cactus consolidou-se como uma das opções mais interessantes entre os carros usados disponíveis no Brasil. Mesmo com o fim da produção em 2024, o modelo segue valorizado no mercado por reunir atributos que vão muito além do design chamativo.

O SUV compacto francês oferece uma experiência completa de dirigibilidade, tecnologia e segurança — sem exigir um investimento elevado.

Em 2025, já é possível encontrar versões do modelo com motor turbo de origem BMW por preços que competem diretamente com modelos de entrada como o Renault Kwid 0 km.

Lançado no Brasil em 2018, o C4 Cactus chegou com a missão de renovar a imagem da Citroën no país e enfrentar a crescente demanda por SUVs compactos.

Mesmo com certo atraso em relação aos concorrentes, o modelo rapidamente se tornou o mais vendido da marca no país, conquistando consumidores que buscavam estilo diferenciado, altura do solo elevada e pacotes de equipamentos completos.

Citroën C4 Cactus: Design ousado e estrutura funcional para o uso urbano

O visual do Citroën C4 Cactus sempre dividiu opiniões, mas isso nunca impediu o modelo de se destacar nas ruas.

Suas linhas arredondadas, lanternas horizontais e elementos estéticos como os Airbumps nas portas marcaram o posicionamento moderno da Citroën no segmento.

Apesar de ser classificado como SUV, o modelo tem dimensões compactas e é construído sobre a plataforma PF1, também utilizada no antigo

Peugeot 2008. Com 4,17 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 2,60 m de entre-eixos, ele oferece espaço interno suficiente para quatro adultos, mas o porta-malas de apenas 320 litros pode ser um ponto de atenção para famílias maiores.

As suspensões foram ajustadas especificamente para o mercado brasileiro, com altura livre do solo de 22,5 centímetros — um dos melhores números da categoria.

Esse ajuste torna o modelo apto para enfrentar lombadas, valetas e vias esburacadas com tranquilidade.

Motorização flex com foco na economia ou desempenho, conforme a versão

O C4 Cactus tem duas opções de motorização flex que atendem a públicos distintos.

Nas versões de entrada e intermediárias, como Live, Feel e Feel Pack, o motor 1.6 EC5 aspirado entrega até 120 cv de potência e 15,7 kgfm de torque com etanol.

Essa unidade está associada a um câmbio manual de cinco marchas nas versões mais básicas, mas o conjunto mais procurado envolve a transmissão automática Aisin de seis velocidades, reconhecida pela suavidade nas trocas.

Por outro lado, para quem busca desempenho superior, a versão Shine traz sob o capô o motor THP 1.6 turboflex.

Essa unidade, desenvolvida em parceria com a BMW, é capaz de gerar até 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque.

Com essa motorização, o C4 Cactus acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos — desempenho que o coloca à frente de diversos rivais do segmento.

Citroën C4 Cactus Shine

Fonte: Citroën

Esse mesmo propulsor foi utilizado em modelos premium como o BMW 316i e o Mini Cooper S, o que reforça a confiabilidade e a versatilidade da mecânica empregada no SUV da Citroën.

Equipamentos de série completos desde as versões mais acessíveis

Mesmo nas versões mais simples, o C4 Cactus já entrega um pacote de itens de série bem interessante.

A partir da configuração Live, o carro vem com ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajuste elétrico, luzes diurnas em LED, painel digital, airbags frontais, freios ABS, e controles de estabilidade e tração.

A versão Feel adiciona central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, faróis de neblina e piloto automático.

Subindo para a Feel Pack, o consumidor leva ainda airbags laterais, chave presencial, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, painel com acabamento soft-touch e rack de teto funcional.

Já na versão Shine THP, além do motor turbo, há bancos de couro e o sistema Grip Control, que ajusta a tração das rodas dianteiras de acordo com o tipo de terreno.

Por fim, a versão Shine Pack THP oferece um verdadeiro pacote de segurança ativa, incluindo alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de mudança involuntária de faixa, sensor de fadiga e retrovisor interno eletrocrômico.

Séries especiais agregam valor com exclusividade e estilo no Citroën C4 Cactus

Durante seu ciclo de vida, o Citroën C4 Cactus também recebeu edições especiais que ampliaram seu apelo no mercado.

Entre elas, a X-Series lançada em 2021, baseada na versão Live, e a Rip Curl, derivada da Feel Pack e com apenas 150 unidades produzidas.

Mais recentemente, em 2024, a Citroën lançou a série especial Noir, limitada a cerca de 1.300 unidades da versão Shine Pack THP, com detalhes exclusivos no acabamento e visual.

Citroën C4 Cactus Noir

Fonte: Citroën

Essas edições limitadas costumam manter bom valor de revenda, além de serem procuradas por quem busca um toque de exclusividade ao volante de um usado.

Preços atrativos tornam o C4 Cactus uma opção inteligente entre carros usados

O Citroën C4 Cactus apresenta uma ampla faixa de preços no mercado de usados, conforme o ano, versão e quilometragem.

Pela Tabela Fipe, é possível encontrar unidades da linha 2019 por valores a partir de R$ 61 mil.

As versões com motor turbo da mesma linha giram em torno de R$ 75 mil, o que as coloca no mesmo patamar de veículos 0 km básicos, como o Renault Kwid.

Já modelos da linha 2020 estão disponíveis por preços entre R$ 70 mil e R$ 84 mil. Para os interessados em modelos mais novos, versões 2021 aparecem com valores que vão de R$ 72 mil até R$ 84 mil.

A linha 2022 ultrapassa os R$ 75 mil mesmo nas versões aspiradas, chegando a quase R$ 87 mil no topo de linha.

Unidades de 2023 e 2024, por sua vez, atingem valores acima dos R$ 90 mil, com a Shine Pack THP de 2024 sendo cotada a R$ 109 mil.

Ainda assim, o custo-benefício oferecido por versões com motor turbo e pacote tecnológico completo é competitivo diante de opções 0 km menos equipadas.

Pontos fortes e fracos que o comprador deve considerar

Ao avaliar o Citroën C4 Cactus como opção de carro usado, é importante considerar alguns aspectos.

Entre os pontos positivos, destacam-se o design arrojado, o espaço interno razoável, a altura elevada da carroceria, o consumo moderado, a confiabilidade do motor 1.6 aspirado e o desempenho do motor THP.

Por outro lado, há limitações. O porta-malas de apenas 320 litros pode não atender a todas as necessidades.

Além disso, o custo de manutenção do motor turbo tende a ser mais elevado, e os recursos de assistência à condução só estão disponíveis nas versões mais caras.

Mesmo com esses detalhes, o o Citroën C4 Cactus se mostra uma excelente alternativa para quem busca conforto, performance e segurança em um carro usado com visual moderno e bom nível de equipamentos.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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