1. Início
  2. / Automotivo
  3. / BYD vai superar a Toyota no Brasil? Sérgio Habib responde questionamentos: ‘é inevitável o que está acontecendo na na indústria automotiva 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

BYD vai superar a Toyota no Brasil? Sérgio Habib responde questionamentos: ‘é inevitável o que está acontecendo na na indústria automotiva 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/07/2024 às 06:11
BYD vai superar a Toyota no Brasil
Foto: CAnva

BYD vai superar a Toyota na indústria automotiva brasileira? Entenda o posicionamento do empresário Sérgio Habib, dono da JAC Motors sobre esse embate das gigantes do setor automotivo.

BYD vai superar a Toyota na indústria automotiva brasileira? O primeiro semestre de 2024 revelou que a Toyota pode não manter sua liderança no segmento de carros híbridos no Brasil. Anteriormente, a marca era a líder incontestável, mas agora enfrenta uma forte concorrência de duas montadoras chinesas, BYD e GWM, que estão a um passo de tomar seu lugar. No entanto, em uma entrevista recente, Sérgio Habib, dono da JAC Motors, compartilhou uma visão diferente sobre o cenário competitivo. Segundo ele, a situação é mais complexa do que parece.

Sérgio Habib afirma que estratégia da BYD pode não dar certo

Segundo o empresário, quando questionado se a BYD vai superar a Toyota, ele respondeu que há veículos da chinesa estacionados em vários terrenos baldios nos portos, afirmando que a marca realmente importou os veículos, mas não os vendeu. Sérgio Habib destaca também que a estratégia da chinesa BYD de aumentar suas vendas na indústria automotiva, expandindo o número de concessionárias, de nada vai adiantar e as vendas podem até mesmo piorar.

“Você pega, por exemplo, Cuiabá, que possui uma concessionária da BYD, que vende 50 carros, o que é algo sensacional, visto que já é 5% do mercado. Se for inaugurada uma nova concessionária, as vendas não aumentarão e podem vender até menos de 50”, nas palavras do empresário, ele destaca que é quase impossível.

Sérgio Habib ainda afirma que, em dez anos de mercado, mesmo com o país vivenciando varias crises econômicas, fins e entradas de modelos, baixa de vendas e várias outras adversidades, o Toyota Corolla vende cerca de 60 mil por ano, com máximas de 66 mil e no mínimo 58 mil. Desta forma, é um veículo com ótima revenda, baixa manutenção e que é quase impossível para a BYD superá-lo.

O que os números da indústria automotiva afirmam?

Apesar das declarações de Sérgio Habib, quando perguntado se a BYD vai superar a Toyota, nos primeiros meses deste ano, a Toyota vendeu 10.514 híbridos no País. A marca possui dois produtos da categoria, Corolla e Corolla Cross.

O segundo lugar ficou com a BYD, que registrou 10.113 exemplares emplacados, ante as 9.043 da GWM. Os números indicam que a BYD vai superar a Toyota, sendo a primeira montadora a alcançar esse feito.

Porém, em junho, a marca que vendeu mais híbridos no País foi a GWM, com 2.153 unidades, ante as 1.989 da outra chinesa, vice-líder. A Toyota ficou com a terceira posição (1.644).

O mais provável é que a BYD se torne a nova líder do segmento de híbridos. E isso pode acontecer já no final deste mês. A principal razão da aposta não é a vantagem que a marca tem para a GWM no momento, e sim seu mais novo produto.

Toyota está em outro patamar na indústria automotiva e é quase impossível que a montadora seja ultrapassada

Já no mercado geral, sem restrições do segmento de híbridos, a Toyota está em outro nível de vendas, quando comparada com a BYD e GWM. A montadora japonesa, que também possui versões apenas a combustão do Corolla e Corolla Cross, além de obter altos volumes para a Hilux, registrou 91.714 exemplares emplacados no primeiro semestre.

O número dá à Toyota o quarto lugar no ranking geral de vendas de automóveis comerciais leves, atrás da Fiat (líder), Volkswagen (vice-líder) e Chevrolet (terceira colocada). Já a BYD é décima nessa lista, com 32.558 unidades vendidas.

A GWM é 15ª (12.731). Um fenômeno que chamou a atenção no primeiro semestre deste ano foi o crescimento do segmento de carros elétricos, uma alta de 757,77% em relação ao mesmo período de 2023.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x