A Braskem e a Veolia fecharam um acordo de investimentos para a construção de uma usina de energia renovável em Alagoas. As empresas criarão centenas de novos empregos diretos e indiretos.
A Veolia e a Braskem lançaram oficialmente nesta quarta-feira (22), a Pedra Fundamental do Projeto Energia Limpa e Eficiente, que será construído no polo industrial em Marechal Deodoro, em Alagoas. No último ano, as empresas fecharam um acordo para a produção de energia renovável com o uso de vapor a partir de biomassa de eucalipto e de outros tipos, como resíduos industriais, bambu e outras opções a serem consideradas. O projeto da Braskem e Veolia receberá investimentos de R$ 400 milhões e terá duração de 20 anos.
Investimentos em energia renovável prometem gerar centenas de novos empregos em Alagoas
É importante ressaltar que o projeto visa gerar 900 mil toneladas de vapor por ano, significando uma redução de 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa anuais, o que equivale a 30% das emissões na compra de eletricidade da Braskem em Alagoas em 2020.
Apenas durante a fase de construção, a expectativa é que o projeto crie mais de 400 empregos diretos e para a fase de operação serão gerados cerca de 100 postos de trabalho.
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
- Usina brasileira, uma das Maravilhas do Mundo Moderno, desbanca Três Gargantas da China e entra no Guinness Book: 3 bilhões de MWh acumulados, energia para abastecer o mundo por 43 dias
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
A planta de energia renovável em Alagoas está prevista para começar suas operações entre o final do próximo ano e o início de 2024, gerando um grande impacto socioambiental positivo para a região e o país, e está alinhada com as estratégias globais de desenvolvimento sustentável da Veolia e Braskem.
Focada em conceitos de sustentabilidade e produtividade, a solução visa atender à demanda de vapor precisa para a operação contínua e de alta performance da fábrica de PVC da Braskem, situada em Marechal Deodoro. Para alcançar essa meta, a Veolia tem desenvolvido o projeto de engenharia e começa a construção da usina de energia renovável, além de ser responsável pela manutenção e operação durante os 20 anos de contrato.
Projeto em Alagoas se alinha ao propósito insustentável das companhias
Na usina das empresas serão realizadas a preparação, processamento e armazenamento mecanizado da biomassa para sua conversão em vapor sustentável. Com tecnologia de ponta, totalmente brasileira, serão instaladas quatro caldeiras industriais que estarão em funcionamento 24 horas, durante todos os dias da semana, garantindo assim o fornecimento ininterrupto de vapor preciso para a produção de energia renovável da Braskem.
Para o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos, estes investimentos estão ligados ao propósito da empresa, que é o de transformação ecológica, gerando a sustentabilidade ao centro dos processos e decisões, gerando a eficiência da produção.
Novos investimentos consolidam compromisso da Veolia e Braskem com o meio ambiente
Segundo o executivo da Veolia, o cenário da mudança climática e aquecimento global acelera a urgência de iniciativas voltadas à descarbonização e sustentabilidade, onde as indústrias têm um objetivo importante na diversificação de suas matrizes energéticas e também no consumo eficiente de energia.
Prádanos afirma que a empresa está feliz com esta parceria de investimentos com a Braskem, tendo em vista que indica um compromisso e atuação contundentes nesse sentido.
Já o Diretor Industrial da Braskem em Alagoas, Hélcio Colodete, destacou que a parceria com a Veolia para o projeto em Alagoas reforça o compromisso fundamental com a geração de riqueza, o respeito ao meio ambiente e às comunidades em seu entorno, adotando as melhores práticas da indústria, e a transformação social no Estado. Adicionalmente, coloca Alagoas em uma posição melhor e pioneira no desenvolvimento de energia limpa.