Estaleiro PRJ Boats no Estados Unidos se torna referência em construção de catamarã, criando tenders e barcos adaptados com acessibilidade
Amante do mar, o brasileiro Pedro Camargo — desde 2019, radicado nos EUA — marinheiro desde os 6 anos de idade, quando ficou em primeiro lugar em uma competição de vela, dedicou uma vida inteira a cruzar oceanos no comando de grandes barcos (somando cerca de 150 mil milhas navegadas), decidiu que era hora de empreender, e criar um estaleiro para construção de embarcação do tipo catamarã nos Estados Unidos.
Leia também
- Petroleira Total convoca candidatos sem experiência para vagas em São Paulo no seu Programa Trainee 2021
- Preço da gasolina ultrapassa R$ 6 e etanol atinge quase R$ 5 nos postos de combustíveis e da um soco no bolso dos consumidores
- Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga abre processo seletivo para recém-graduados; vagas de emprego para o RJ com contratação em julho!
- Petrobras amplia frota de sondas de perfuração para intensificar atividades exploratórias e de desenvolvimento da produção offshore nas Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos
- Vagas URGENTES para trabalhar embarcado em junho, anunciadas ontem (18/05), pela multinacional da indústria naval Wilhelmsen
Há três anos que Pedro Camargo decidiu tirar o sonho do papel e transformá-lo em realidade. Para isso, o brasileiro contou com o amigo Robson Gomes para criar o PRJ Boats. O estaleiro fica localizado na região de Fort Lauderdale, na Flórida.
Atualmente, duas lanchas catamarãs de alto desempenho: a Cat 40 e a Cat 60, desenhadas pelo projetista Daniel Bolsoni Castilla, estão em construção e ganhando forma no estaleiro.
- Gigante Embraer choca o mercado internacional ao quebrar recordes com a venda de dezenas de aeronaves militares em apenas 30 dias, colocando o Brasil no centro das atenções globais
- Ponte gigantesca, mais alta que a Torre Eiffel, suspensa a 343 metros do solo, revoluciona engenharia e reduz emissões de carbono
- Vale revoluciona o mercado! Gigante brasileira anuncia construção da maior fábrica de cimento sustentável do planeta, transformando rejeitos de mineração em inovação ambiental
- A maior fazenda vertical urbana da América Latina fica no Brasil! Conheça a Pink Farms e veja como ela está mudando a produção de alimentos
Estaleiro PRJ Boats foca em catamarã tenders e barcos adaptados com acessibilidade
O estaleiro do brasileiro foca dois segmentos: o dos tenders e o dos barcos adaptados com acessibilidade. Os tenders, para quem não sabe, são barcos de apoio projetados para ser estacionados dentro da nave-mãe (ou mothership) — é neles que os passageiros são transportados para realizar passeios e outras atividades.
Com sua experiência de capitão, o brasileiro sabe muito bem os recursos que o catamarã deve ter para uma transição perfeita entre a nave-mãe e o píer ou uma linda praia — ou ainda para uma pescaria ou mergulho, outros modos de usar uma lancha de apoio, hoje uma forte tendência em países da Europa e nos Estados Unidos.
Vem crescendo a demanda por esse tipo de embarcação, que — para atender o público exigente dos cruzeiros — deixou de ser apenas o bote de resgate pintado de laranja, exigido pela SOLAS, para se tornar um barco multiuso e cada vez mais sofisticado. “Para a tripulação de superiates, ter um bom tender é fundamental”, disse Pedro Camargo.
Segundo o empresário, quanto maior a utilidade, maior a preferência. “Quando é um pessoal mais jovem, que precisa se deslocar até a costa, não é necessário se aproximar tanto da praia: eles pulam na água e vão em frente. Já com pessoas mais velhas, é preciso jogar âncora, levantar os motores e puxar o barco pela popa até o ponto de desembarque, ou de embarque”, conclui Camargo.