1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Brasil testa o primeiro trem movido a etanol do mundo, capaz de substituir até 50% do diesel e cortar drasticamente as emissões de poluentes até 2028
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil testa o primeiro trem movido a etanol do mundo, capaz de substituir até 50% do diesel e cortar drasticamente as emissões de poluentes até 2028

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 04/11/2025 às 09:27
Brasil testa trem movido a etanol que promete substituir até 50% do diesel, reduzir poluição e revolucionar o transporte ferroviário até 2028
Brasil testa trem movido a etanol que promete substituir até 50% do diesel, reduzir poluição e revolucionar o transporte ferroviário até 2028
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Testes realizados no Brasil, Estados Unidos e Áustria confirmam o avanço da tecnologia que permitirá substituir o diesel por etanol nas locomotivas da Vale, com início previsto para 2028

Uma nova tecnologia está em fase de testes no Brasil e promete transformar o setor ferroviário: o trem movido a etanol. O objetivo é substituir o diesel por um combustível mais limpo e sustentável, reduzindo as emissões de gases poluentes.

Os testes estão em andamento e, a partir de 2028, a mudança deve se tornar realidade nos trens operados pela Vale, que transportam minério de Minas Gerais até o Espírito Santo, além de trens de passageiros.

A tecnologia é considerada inédita no mundo ferroviário. A fase inicial dos testes ocorre em laboratórios dos Estados Unidos, Áustria e Brasil.

Os estudos apontam que, em um primeiro momento, será possível substituir até 50% do diesel por etanol, com a meta de alcançar, futuramente, um motor 100% movido a biocombustível.

Adaptações e Vantagens da Tecnologia

Para viabilizar o uso do etanol, as locomotivas passarão por adaptações e operarão com motores flex, também chamados de dual-field, que aceitam combustíveis alternativos.

Segundo Daniela Ornelas, vice-presidente de Produto da Wabtec, as modificações incluem ajustes no sistema de injeção e possíveis mudanças no tanque de combustível, que atualmente é projetado para diesel.

Além de reduzir a emissão de poluentes, o novo sistema mantém o desempenho dos trens.

João Turchetti, diretor de Engenharia de Descarbonização da Vale, explica que a escolha do etanol segue uma lógica clara: se o biocombustível já é amplamente utilizado na gasolina, sua expansão para o diesel ferroviário é um passo natural.

O Brasil possui ampla disponibilidade de etanol nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, facilitando a implementação inicial e abrindo caminho para futuras expansões.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x