Testes realizados no Brasil, Estados Unidos e Áustria confirmam o avanço da tecnologia que permitirá substituir o diesel por etanol nas locomotivas da Vale, com início previsto para 2028
Uma nova tecnologia está em fase de testes no Brasil e promete transformar o setor ferroviário: o trem movido a etanol. O objetivo é substituir o diesel por um combustível mais limpo e sustentável, reduzindo as emissões de gases poluentes.
Os testes estão em andamento e, a partir de 2028, a mudança deve se tornar realidade nos trens operados pela Vale, que transportam minério de Minas Gerais até o Espírito Santo, além de trens de passageiros.
A tecnologia é considerada inédita no mundo ferroviário. A fase inicial dos testes ocorre em laboratórios dos Estados Unidos, Áustria e Brasil.
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Os estudos apontam que, em um primeiro momento, será possível substituir até 50% do diesel por etanol, com a meta de alcançar, futuramente, um motor 100% movido a biocombustível.
Adaptações e Vantagens da Tecnologia
Para viabilizar o uso do etanol, as locomotivas passarão por adaptações e operarão com motores flex, também chamados de dual-field, que aceitam combustíveis alternativos.
Segundo Daniela Ornelas, vice-presidente de Produto da Wabtec, as modificações incluem ajustes no sistema de injeção e possíveis mudanças no tanque de combustível, que atualmente é projetado para diesel.
Além de reduzir a emissão de poluentes, o novo sistema mantém o desempenho dos trens.
João Turchetti, diretor de Engenharia de Descarbonização da Vale, explica que a escolha do etanol segue uma lógica clara: se o biocombustível já é amplamente utilizado na gasolina, sua expansão para o diesel ferroviário é um passo natural.
O Brasil possui ampla disponibilidade de etanol nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, facilitando a implementação inicial e abrindo caminho para futuras expansões.



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