Rússia oferece soluções digitais para o Brasil, para as indústrias de mineração, petróleo e gás, química, bem como para transporte industrial robótico
Representantes de estruturas empresariais e governamentais da Rússia e do Brasil discutiram projetos conjuntos, inclusive na área de digitalização e tecnologias de TI, durante o Fórum dos Conselhos de Empresários da Rússia e do Brasil, organizado pela União Russa de Industriais e Empresários (RSPP).
Leia também
- Preço do petróleo pode disparar para 150 dólares por barril e a gasolina ficar ainda mais cara se as exportações de petróleo bruto da Rússia forem afetadas pelas tensões com a Ucrânia
- Presidente da China Xi Jinping chama o líder russo Vladimir Putin de seu ‘melhor amigo’, e oferece apoio à Rússia diante de seu impasse com os EUA e a OTAN sobre a Ucrânia
- Tensão entre EUA e Rússia aumenta e Moscou ‘ameaça’ levar mísseis e construir bases militares em Cuba e na Venezuela
- China passa EUA e será o único país a possuir uma estação espacial própria; para assumir liderança na exploração espacial, governo chinês construirá com a Rússia uma base no polo sul da Lua
- Venezuela quer vender nióbio para a Rússia fazendo o Governo do Brasil entrar em alerta?
Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia na América Latina
O Fórum de Empreendedores, organizado pelo RSPP com o apoio da Representação Comercial Russa no Brasil, tornou-se uma plataforma para ampliar contatos e para discutir projetos conjuntos e problemas existentes no desenvolvimento da cooperação comercial, econômica e de investimentos russo-brasileira.
O presidente da RSPP, Alexander Shokhin, que abriu o evento, destacou a importância das relações bilaterais: “O Brasil é nosso principal parceiro comercial na América Latina. E este Fórum nos permite traçar caminhos para estreitar as relações entre nossos países. Indústrias básicas como energia, infraestrutura, comunicações e produtos farmacêuticos continuam sendo áreas promissoras. Mas outros rapidamente vêm à tona – TI, tecnologias digitais, robotização e práticas ESG.
- Fim da apreensão em blitz: veículos irregulares agora têm nova chance, mas há um porém!
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
- BRAVA Energia: Impulsionando Resultados e Crescimento no 3º Trimestre de 2024
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
Para o Brasil, a Quarta Revolução Industrial não é apenas uma tendência, mas uma das prioridades do Estado
“Para o Brasil, a Quarta Revolução Industrial não é apenas uma tendência, mas uma das prioridades do Estado, e estamos prontos para compartilhar experiências usando todas as competências que acumulamos no campo da digitalização”, disse Pavel Rastopshin, Diretor Geral da grupo russo Zyfra.
Falando no Fórum, Pavel Rastopshin falou aos empresários brasileiros sobre produtos russos relevantes para a digitalização de processos tecnológicos em produção: “Temos parcerias de longo prazo com a América do Sul e vemos grandes perspectivas de ampliar os contatos existentes. As tecnologias digitais na indústria são, sem dúvida, um driver confiável para resolver muitos problemas urgentes, tanto nos negócios quanto no setor público.”
No evento, empreendedores do Brasil conheceram a oportunidade de obter soluções “chave na mão” usando a Internet das Coisas, machine learning e inteligência artificial para suas empresas. A Zyfra ofereceu aos potenciais parceiros a introdução de um produto emblemático de design próprio – a Zyfra Industrial IoT Platform, e também falou sobre as possibilidades de introdução de tecnologias de transporte inteligentes – caminhões basculantes não tripulados e sondas de perfuração autônomas para mineradoras.
“Segundo analistas, a introdução de software e hardware na indústria pode aumentar o PIB do país em até 5% em poucos anos, principalmente pelo aumento da produtividade e redução das perdas na produção. Rússia e Brasil são semelhantes, não apenas em termos de indicadores de PIB, mas também em termos de participação da indústria no PIB total, por isso estamos unidos por tarefas e perspectivas comuns”, concluiu Pavel Rastopshin.
O Fórum dos Conselhos de Empresários da Rússia e do Brasil aconteceu às vésperas da visita à Rússia do presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Sobre a empresa “Zyfra”
O grupo de empresas “Zyfra” é um desenvolvedor de produtos de software que trabalha para melhorar a eficiência operacional dos principais processos produtivos. A empresa é líder do mercado russo de tecnologias para a digitalização da indústria usando a Internet das Coisas, machine learning e inteligência artificial, um parceiro promissor no campo da transformação digital em nível internacional.
A Zyfra possui rica experiência no desenvolvimento de sistemas de informação e na implementação de soluções integradas complexas para diversas tarefas nas indústrias de mineração, petróleo e gás, química, bem como para transporte industrial robótico.
A empresa implementou mais de 500 projetos em 20 países ao redor do mundo, tendo como clientes empresas da indústria de mineração, indústria metalúrgica, fábricas para a produção de equipamentos pesados para pedreiras.