Revolucionando o transporte de cargas no Brasil, o trem Double Stack, que começou a operar em 2019, é o primeiro do tipo na América Latina e tá dando o que falar. Mas o que ele tem de tão especial? Vamos descobrir!
Desde os tempos do café, os trens têm sido peça-chave no Brasil. Em 1957, a malha ferroviária chegou a 31.000 km, mas depois disso, a coisa deu uma esfriada.
As rodovias ganharam a preferência e as ferrovias ficaram meio de lado. Mas, como dizem por aí, “nem tudo está perdido”. A indústria ferroviária brasileira tá dando a volta por cima e o trem Double Stack é a prova disso.
Double Stack: o gigante dos trilhos no Brasil
O trem Double Stack é um verdadeiro colosso. Com vagões de dois andares, ele aumenta a capacidade de transporte em 40%.
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Union Pacific Big Boy — maior trem a vapor do mundo criada em 1941, com 40,5 metros de comprimento, 548 toneladas, 25 toneladas de carvão por viagem, capacidade para 95 mil litros de água, potência estimada em 7.000 HP e velocidade máxima de 130 km/h
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Isso significa que ele pode levar até três contêineres empilhados, incluindo um de 40 pés e dois de 20 pés. E não para por aí: ele também pode carregar um contêiner de 53 pés. É carga que não acaba mais!
Além de ser um monstro no transporte, o Double Stack é amigo do meio ambiente
Comparado aos caminhões, ele emite muito menos poluentes. E ainda por cima, é mais econômico: um trem de 100 vagões pode substituir até 140 caminhões bitrem. Isso é economia e sustentabilidade na veia!
Claro que colocar um trem desses pra rodar não é moleza. Foram necessárias 27 obras na malha paulista, incluindo ajustes em passarelas, viadutos e até na vegetação. Mas, como diz o ditado, “quem não arrisca, não petisca”. E a Brado Logística, responsável pelo projeto, mostrou que tá disposta a jogar esse jogo.
O futuro brilhante das ferrovias brasileiras
O trem Double Stack é só o começo. Com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul e outros projetos em andamento, o futuro das ferrovias no Brasil tá brilhando mais que farol de carro novo.
A expectativa é que, até 2055, 22,7 milhões de toneladas de carga passem pelos trilhos da Norte-Sul. E o Double Stack vai estar lá, firme e forte, ajudando a carregar essa barca.
O trem Double Stack tá mostrando que o Brasil pode sim ser um gigante no transporte ferroviário. Com mais carga, menos poluição e economia no bolso, ele tá aí pra provar que, quando o assunto é inovação, a gente também tá na linha de frente.