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Com aporte de R$ 1,84 Bilhão, Governo Federal planeja investir pesado em concessões de rodovias e ferrovias através de PPPs

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/09/2023 às 21:48
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Foto: Reprodução Google Imagens/ MMurad FGV

O projeto do Governo visa viabilizar parcerias público-privadas na área de infraestrutura e investimento na área chega na casa do bilhão

O projeto de Orçamento de 2024 enviado pelo governo ao Congresso inclui uma ação específica destinada a futuros investimentos da União em concessões de rodovias e ferrovias. Esse movimento visa viabilizar parcerias público-privadas (PPPs) federais na área de infraestrutura. O Ministério do Planejamento alocou R$ 1,84 bilhão para essa iniciativa, que foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, de acordo com o site CNN.

Essa ação orçamentária de infraestrutura representa uma abordagem semelhante a uma PPP “informal”, que combina recursos de origens pública e privada em um mesmo projeto. Para concessões rodoviárias, foram reservados R$ 1,29 bilhão em investimentos, enquanto para ferrovias, R$ 645 milhões em investimentos. Além disso, está sendo avaliada a possibilidade de emitir um decreto para proporcionar maior segurança a esse formato.

Decreto para garantir investimentos

O governo está discutindo a edição de um decreto que garanta que os compromissos financeiros do poder público em contratos de concessão para infraestrutura que estejam previstos na lei orçamentária a cada ano. Isso funcionaria como uma garantia de que os parceiros privados receberão os aportes públicos devidos. Essa medida visa dar segurança à iniciativa privada de que os valores estarão disponíveis, uma vez que o novo arcabouço fiscal garante um piso de investimentos para o próximo ano, totalizando R$ 68,5 bilhões.

Representantes de instituições financeiras que frequentemente financiam projetos de infraestrutura demonstraram interesse e confiança nesse formato. A combinação de recursos público e privado se torna mais atraente para investidores, contribuindo para a execução eficaz de projetos de infraestrutura.

PPPs necessárias devido a ativos escassos para infraestrutura

A crescente escassez de ativos federais, como rodovias, que podem ser concedidos sem auxílio financeiro do poder público, tornou as PPPs federais mais urgentes. Em algumas regiões, não é possível conceder rodovias com tarifas de pedágio comuns devido ao alto custo, enquanto em outros casos, os desafios de engenharia exigem apoio público.

O governo considera que os aportes no início dos projetos, nos primeiros dois ou três anos, são a opção mais vantajosa, especialmente durante a fase crítica de investimentos. Isso contribui para fortalecer a concessionária contra variações econômicas.

No passado, o governo tentou implementar PPPs federais, incluindo fundos garantidores como o Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas (FGP) e o Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE). No entanto, essas tentativas de investimentos do governo não tiveram sucesso significativo. Agora, com o novo arcabouço fiscal e maior interesse do setor privado, o governo busca revigorar a abordagem das PPPs federais para impulsionar o desenvolvimento de infraestrutura no país.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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