Além do óleo diesel, aviões, insumos para fertilizantes, petróleo, embarcações e vacinas também foram outros produtos importados pelo Brasil
Embora 2021 tenha sido um ano com problemas para o comércio exterior, as importações fecharam em alta no Brasil, com um crescimento de 23,94% em comparação com o ano de 2020. Ao todo, foram importados US$ 232.835.014.412,13, contra US$ 189.966.960.360,48, segundo dados da Logcomex divulgados no Relatório da Importação Brasileira de 2021. Dentre essa lista, alguns equipamentos foram destacados. “Podemos ressaltar óleo diesel, aviões, insumos para fertilizantes, petróleo, embarcações e vacinas”, explica Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex.
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Segundo o levantamento, os 10 principais produtos importados pelo Brasil foram:
- Óleo Diesel – US$ 7.201.218.153,62;
- Aviões – US$ 6.914.067.189,94;
- Cloretos de Potássio – US$ 4.233.282.479,30;
- Petróleo- US$ 3.995.257.604,67;
- Embarcações – US$ 3.682.325.704,34;
- Vacinas – US$ 3.635.382.845,82;
- Turborreatores -US$ 3.482.754.046,70;
- Uréia – US$ 3.198.102.239,98;
- Diidrogeno-ortofosfato de amônio – US$ 2.989.603.633,22;
- Hulha betaminosa – US$ 2.610.270.262,65.
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Além disso, os principais países em importação continuam sendo China e Estados Unidos, seguidos por Alemanha, Argentina e França. Quando falamos em portos e aeroportos de destino, se destacam o Porto de Santos e o Aeroporto de Viracopos.
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Uso do gás (GNV ou Biometano) como combustível veio para salvar o bolso do consumidor e se torna melhor alternativa para substituir a gasolina e o diesel nos veículos leves e pesados, além de diminuir a poluição
O uso do gás (GNV ou Biometano) como combustível nos veículos leves e pesados é uma das soluções encontradas como alternativa ao uso de gasolina e diesel com o intuito de diminuir a poluição e também para quem quer aliviar o bolso das disparadas constantes nos preços dos combustíveis.
No Rio de Janeiro, é comum o uso do GNV em veículos de passeio, sendo uma solução baseada no custo x benefício do produto e que também ajuda a combater os GEE (gases de efeito estufa).
Através da Governança Ambiental (ESG) as empresas vêm exigindo do mercado um comportamento “ambientalmente correto”. Pensando nisso, como uma alternativa ao diesel e à gasolina, é possível observar alguns caminhões e máquinas agrícolas movidos a gás. Essa tecnologia, que utiliza motores ciclo Otto, permite o uso tanto do GNV (combustível fóssil, porém, menos poluente) quanto do Biometano (gás obtido por fermentação anaeróbica de material orgânico). Leia a matéria completa aqui.