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Brasil diminui o volume de importação de fertilizantes, e bate recorde em desembolso. Produtores brasileiros compraram menos insumos em 2022, mas com o preço ainda mais elevado

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 25/01/2023 às 18:15
importação de fertilizantes
Importação de fertilizantes (Foto/divulgação)

Em cerca de cinco anos, o desembolso de produtores rurais brasileiros com a importação de fertilizantes, deu um salto de quase 200%. Sendo assim, foi de US$ 8,59 bilhões, em 2018, para cerca de US$ 24,76 bilhões no ano de 2022. 

Dessa forma, o ano passado foi o responsável por estabelecer ainda um novo patamar no quesito desembolso anual com as importações de fertilizantes. No entanto, acabou superando em mais de 9 bilhões de dólares o então recorde do ano de 2021, que foi quando os valores empenhados foram para a casa dos US$ 15,14 bilhões. 

Mesmo com o desembolso tendo crescido de um ano para o outro, o volume de insumos importados pelo Brasil deu uma caída. Isso porque no ano de 2021, as compras somaram mais de 41,55 milhões de toneladas. No ano anterior a este, contudo, o total foi de cerca de 38,19 milhões de toneladas de fertilizantes. 

Ou seja, no ano de 2022, o Brasil pagou mais caro para ter um volume menor de fertilizantes. Essa questão chegou a ser destacada pelo diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira. Ele explicou sobre o assunto nessa semana na edição do boletim ‘AgroExport’. 

“Com volume 8% menor, nós desembolsamos 60% a mais. Gastamos quase US$ 25 bilhões para comprar menos fertilizantes”, destacou Ferreira na sua participação do telejornal ‘Mercado & Companhia’ desta terça-feira (24). “Aumentou o custo de produções, uma das grandes dores do agronegócio”, prosseguiu ele. 

Importação de fertilizantes: perspectivas para 2023

Ao dar a informação de que, até o ano de 2021, os preços médios da tonelada de fertilizantes era negociada por cerca de US$ 350,00, Giovani Ferreira lembrou que o valor quase foi dobrado no ano de 2022. Sendo assim, o ano foi fechado com uma média de negociação da na casa dos US$ 600,00. Com esse patamar, ele disse que: “os insumos seguirão afetando os custos de produção do agronegócio brasileiro na atual safra”. 

Da mesma forma, as importações de fertilizantes pelo Brasil, começou a ser aquecida em 2023. Nesse sentido, Ferreira informou que, ao conversar com a apresentadora Pryscilla Paiva, que o Porto de Paranaguá (PR) teve um descarrego maior na carga de fertilizantes da sua história na semana passada. 

“Foram 73 mil toneladas em uma única carga. Isso é um navio Panamax completo”, fez a afirmação o diretor de conteúdo do Canal Rural. Sendo assim, por fim, ele apontou que o caso que houve em Paranaguá não é isolado.

Ainda ressaltou, todavia, que o Brasil deve ainda registrar neste mês o mesmo volume de importações de fertilizantes de janeiro do ano de 2022. “Sinal de que o mercado está aquecido”, concluiu enfatizando. 

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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