1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Brasil bate recorde HISTÓRICO na produção de petróleo e gás em 2023 e se destaca no pré-sal, revela ANP
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil bate recorde HISTÓRICO na produção de petróleo e gás em 2023 e se destaca no pré-sal, revela ANP

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 03/02/2024 às 21:06
A ANP divulgou que a produção de petróleo e gás no Brasil bateu um novo recorde em 2023, superando os 4 milhões de barris diários. O pré-sal foi o grande responsável por esse resultado.
Foto: Geraldo Falcão

A ANP divulgou que a produção de petróleo e gás no Brasil bateu um novo recorde em 2023, superando os 4 milhões de barris diários. O pré-sal foi o grande responsável por esse resultado, representando mais de 75% da produção nacional.

A produção de petróleo e gás no Brasil atingiu um novo recorde em 2023, com uma média diária de 4,344 milhões de barris de óleo equivalente, um aumento de 11,69% em relação ao recorde anterior de 2022, conforme revelado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pela primeira vez, a produção média anual nacional ultrapassou os 4 milhões de barris diários. O grande destaque dos números foi o pré-sal, que representou 75,18% da produção nacional. Apesar dos dados de dezembro indicarem uma redução mensal, o cenário geral aponta para um crescimento futuro no setor petrolífero nacional. 

ANP anuncia novo recorde na produção brasileira de petróleo e gás em 2023

A indústria petrolífera brasileira encerrou a semana com uma grande notícia: a produção de óleo e gás no Brasil alcançou um novo recorde em 2023, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

No ano passado, a média diária de produção de petróleo e gás atingiu a marca de 4,344 milhões de barris de óleo equivalente, um aumento de 11,69% em relação ao recorde anterior registrado em 2022.

Essa conquista representa a primeira vez que a produção média anual ultrapassou os 4 milhões de barris diários no Brasil.

O ano de 2023 também trouxe recordes nas produções separadas de petróleo e gás natural.

A produção diária de petróleo alcançou 3,402 milhões de barris, um aumento de 12,57% em relação a 2022.

Já a produção diária de gás natural atingiu 150 milhões de metros cúbicos, representando um crescimento de 8,7% em comparação ao ano anterior.

Pré-sal é destaque nos novos números de produção de óleo e gás da ANP

O grande destaque dos novos números anunciados pela ANP na produção de petróleo e gás no Brasil foi o segmento do pré-sal. 

Conforme anunciado, o volume médio produzido no pré-sal em 2023 também bateu recordes, totalizando 3,304 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Esse número representa, em média, 75,18% da produção nacional, reforçando a importância do pré-sal na matriz energética do Brasil.

No mês de dezembro, a ANP divulgou que foram produzidos 4,570 milhões de barris por dia de petróleo e gás natural.

A produção de petróleo foi de 3,585 milhões de barris por dia, com uma pequena redução em relação a novembro, mas ainda registrando um aumento de 16,6% em comparação ao mesmo mês de 2022.

Já no gás natural, a produção foi de 156,618 milhões de metros cúbicos por dia, uma leve diminuição em relação ao mês anterior, mas com um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dessa forma, mesmo com as reduções de dezembro, a ANP segue otimista para o crescimento do setor de petróleo e gás para os próximos anos.

Fonte: Petronotícias

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x