A ANP divulgou que a produção de petróleo e gás no Brasil bateu um novo recorde em 2023, superando os 4 milhões de barris diários. O pré-sal foi o grande responsável por esse resultado, representando mais de 75% da produção nacional.
A produção de petróleo e gás no Brasil atingiu um novo recorde em 2023, com uma média diária de 4,344 milhões de barris de óleo equivalente, um aumento de 11,69% em relação ao recorde anterior de 2022, conforme revelado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pela primeira vez, a produção média anual nacional ultrapassou os 4 milhões de barris diários. O grande destaque dos números foi o pré-sal, que representou 75,18% da produção nacional. Apesar dos dados de dezembro indicarem uma redução mensal, o cenário geral aponta para um crescimento futuro no setor petrolífero nacional.
ANP anuncia novo recorde na produção brasileira de petróleo e gás em 2023
A indústria petrolífera brasileira encerrou a semana com uma grande notícia: a produção de óleo e gás no Brasil alcançou um novo recorde em 2023, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No ano passado, a média diária de produção de petróleo e gás atingiu a marca de 4,344 milhões de barris de óleo equivalente, um aumento de 11,69% em relação ao recorde anterior registrado em 2022.
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
- Tramontina na indústria offshore? Umas das maiores metalúrgicas do Brasil entrega projeto inovador para FPSO da PRIO!
- Estado brasileiro pode se tornar um dos mais ricos do país com investimento BILIONÁRIO no setor de petróleo e gás e promete gerar mais de 400 novos empregos diretos!
- Petrobras negocia com a Raízen para se tornar uma potência também no setor de etanol
Essa conquista representa a primeira vez que a produção média anual ultrapassou os 4 milhões de barris diários no Brasil.
O ano de 2023 também trouxe recordes nas produções separadas de petróleo e gás natural.
A produção diária de petróleo alcançou 3,402 milhões de barris, um aumento de 12,57% em relação a 2022.
Já a produção diária de gás natural atingiu 150 milhões de metros cúbicos, representando um crescimento de 8,7% em comparação ao ano anterior.
Pré-sal é destaque nos novos números de produção de óleo e gás da ANP
O grande destaque dos novos números anunciados pela ANP na produção de petróleo e gás no Brasil foi o segmento do pré-sal.
Conforme anunciado, o volume médio produzido no pré-sal em 2023 também bateu recordes, totalizando 3,304 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
Esse número representa, em média, 75,18% da produção nacional, reforçando a importância do pré-sal na matriz energética do Brasil.
No mês de dezembro, a ANP divulgou que foram produzidos 4,570 milhões de barris por dia de petróleo e gás natural.
A produção de petróleo foi de 3,585 milhões de barris por dia, com uma pequena redução em relação a novembro, mas ainda registrando um aumento de 16,6% em comparação ao mesmo mês de 2022.
Já no gás natural, a produção foi de 156,618 milhões de metros cúbicos por dia, uma leve diminuição em relação ao mês anterior, mas com um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dessa forma, mesmo com as reduções de dezembro, a ANP segue otimista para o crescimento do setor de petróleo e gás para os próximos anos.
Fonte: Petronotícias