1. Início
  2. / Automotivo
  3. / BMW lança tecnologia surpreendente de carros movidos a hidrogênio como alternativa para combustíveis livres de CO2
Tempo de leitura 2 min de leitura

BMW lança tecnologia surpreendente de carros movidos a hidrogênio como alternativa para combustíveis livres de CO2

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/03/2023 às 10:20
BMW, carros, hidrogênio
Imagem: Shutterstock

A nova frota de carros movidos a hidrogênio da BMW tem como foco “extinguir” os carros que emitem CO2 na atmosfera

O Grupo BMW lançou uma tecnologia surpreendente no mercado automotivo! Trata-se dos novos carros que servem como uma alternativa para veículos livres de emissões de CO2 na natureza, os novos carros movidos a hidrogênio. Segundo o CEO da BMW, os novos carros movidos a hidrogênio são a peça que faltava para a indústria automotiva sustentável, de acordo com o site Olhar Digital.

Os carros movidos a hidrogênio da BMW vão entrar em operação ainda em 2023 para testes e também para diferentes grupos de pessoas. O chamado BMW iX5 Hydrogen, que está sendo produzido em Munique, utiliza células de combustível e atinge uma velocidade de mais de 180 km por hora.

O veículo da BMW guarda hidrogênio em seus dois tanques e pode ser abastecido em aproximadamente 3 a 4 minutos. O veículo possui um alcance de 500 km ainda nos testes.

A operação dos carros se dará ainda em 2023, por mais que a frota seja pequena, com menos de 100 veículos, definida para ser empregada internacionalmente para fins de demonstração e teste para vários grupos-alvo.

O hidrogênio na BMW

De acordo com o presidente da BMW, Oliver Zipse: O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, portanto, na proteção do clima.

Também é uma das formas mais eficientes de armazenar e transportar energias renováveis. Devemos usar esse potencial para também acelerar a transformação do setor de mobilidade, já que o hidrogênio é a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões.

“Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra em termos climáticos em todo o mundo”, finaliza.

O hidrogênio, segundo a Agência Internacional de Energia, é um transportador de energia versátil, com uma variedade enorme de funções e aplicações, e que pode ser inserido na indústria e também no setor automotivo.

A gigante BMW é uma das empresas que busca pesquisar ao máximo as diversas aplicações do hidrogênio, para que a tecnologia de zero emissões esteja cada vez mais presente no mundo. As outras empresas que também buscam promover o hidrogênio incluem Toyota, Hyundai, e a Riversimple, que também está trabalhando em carros movidos a hidrogênio.

Tags
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos