A parceria entre BMW e Toyota resultou no iX5. SUV movido a hidrogênio deverá estrear no mercado automotivo em meados de 2023.
A Bayerische Motoren Werke AG (BMW) acredita fielmente que o hidrogênio é um recurso que pode e dever ser explorado dentro do mercado automobilístico. No ano de 2019, a montadora alemã apresentou oficialmente o modelo X5, sendo o primeiro SUV da BMW movido a hidrogênio, em parceria com a Toyota, responsável pela fabricação do motor. Segundo Pieter Nota, atual chefe de vendas da BMW, a montadora alemã presente dar início à produção em larga escala de carros movido a hidrogênio em meados de 2025.
SUV movido a hidrogênio da BMW, em parceria com a Toyota, deverá ter suas vendas iniciadas já no próximo ano
As primeiras unidades do novo SUV da BMW movido a hidrogênio, o modelo iX5, tem previsão para serem inseridas no mercado automotivo em meados de 2023. Essa previsão, antes, estava datada para este ano de 2022, no entanto a atual situação do mundo fez com que a BMW refizesse os planos e adiasse a data de lançamento do primeiro protótipo.
O iX5 da BMW está sendo desenvolvido em parceria com a fabricante japonesa Toyota Motor Corporation, onde ambas empresas estão trabalhando para obter um excelente resultado. De acordo com algumas notícias de portais automobilísticos, além do projeto do SUV, a BMW também está com uma outra patente: um sistema para armazenagem de hidrogênio que é bem diferente do modelo tradicional em “T”.
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Segundo o chefe de vendas da BMW, Pieter Nota, as células de combustível movidas a hidrogênio terão uma grande importância em um futuro bem próximo. Nota disse ainda que há diversos projetos em parceria com a Toyota, pois ambas perceberam que as células de combustível movidas a hidrogênio são de extrema importante para os modelos SUVs.
Pieter Nota ressaltou ainda que a BMW tem buscado cada dia mais diversificar seus investimentos, visando outras maneiras sustentáveis para garantir o futuro do setor, que não seja somente a aposta em veículos elétricos.
Ficha técnica do iX5
De acordo com a BMW e a Toyota, a principal vantagem de veículos movidos a hidrogênio é a capacidade de serem abastecidos de forma rápida, já que, teoricamente, demoraria algo entre 3 e 4 minutos para um recarregamento completo.
A BMW ainda não divulgou detalhes a respeito da autonomia do SUV iX5, mas revelou que o modelo têm 2 tanques de 5,8 kg, o suficiente para longas viagens. Segundo a patente registrada pela montadora alemã, há uma configuração diferente para os dois tanques.
No caso do modelo SUV iX5, há uma disposição em formato de “T” correndo ao longo da parte de baixo do carro. Já de acordo com o documento publicado no último dia 11 (quarta-feira), existe uma configuração peculiar formada por diversos tanques pequenos, em posições paralelas, na parte de baixo do veículo.
Desvantagens do SUV da BMW
No entanto, há uma grande desvantagem com relação a esse tipo de configuração, podendo trazer um alto de risco de falhas no motor após um impacto. Porém, para resolver esse problema, a BMW, junto à Toyota, está planejando implantar os tanques a hidrogênio em um tipo de malha flutuante, que dá aos tanques a capacidade de realizar movimentos independentes.
O documento também relata sobre uma possível proteção do sistema, caso haja alguma colisão de baixo impacto.
Além disso, tal disposição do sistema pode garantir muita economia e muito espaço nas porções traseira no anterior do carro, algo que é considerado um grande problema atualmente aos movidos a gás natural veicular (GNV).
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