Com o fechamento da pareceria com Energy Source e a WEG, torna-se finalmente possível a criação da estação de carregamento rápido para carros elétricos, o Power Bank 24 horas da BMW do Brasil, em que será utilizado baterias do BMW i3 e painéis de energia solar.
A BMW do Brasil continua investindo na criação de infraestrutura que englobam recarga e reciclagem das baterias de carros elétricos. Conforme os resultados obtidos no protótipo de carga de carros elétricos e outros veículos eletrificados, que utilizam baterias usadas conectadas a painéis fotovoltaicos, a BMW anunciou na última quinta-feira, 7, uma nova parceria entre a montadora alemã com as empresas Energy Source e a WEG para que seja desenvolvida uma estação de recarga rápida, com fonte de energia solar e baterias usadas do modelo BMW i3.
Protótipo de estação de recarga para carros elétricos a partir de baterias usadas utiliza cerca de 18 módulos solares
Com o nome de “Back to life to take you further and faster”, que significa “De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”, o programa da BMW está desenvolvendo um protótipo de estação de recarga de carros elétricos que utiliza cerca de 18 módulos de painéis de energia solar, que ficam instalados na cobertura de uma garagem (Solar Carport) e mais 24 módulos de baterias usadas do modelo BMW i3.
Mesmo que ainda não tenha nenhuma previsão de lançamento comercial, o protótipo já foi instalado na fábrica da BMW, na cidade de Araquari, em Santa Catarina. De acordo com o diretor de Operações do BMW Group Brasil, Vivaldo Chaves, o futuro automobilístico premium é sustentável, e o Grupo BMW do Brasil está apoiando e incentivando o desenvolvimento no país de novas tecnologias, que irão viabilizar que carros elétricos e outros tipos de veículos eletrificados estejam cada dia mais presentes nas ruas, se tornando uma realidade mundial. A BMW pretende lançar os novo modelos elétricos iX3 e i4 no Brasil, ainda neste ano de 2022, sem falar do início das entregas do iX no mercado brasileiro.
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
Energy Source, WEG e suas funções na pareceria com a BMW
Com muito empenho no desenvolvimento de novas tecnologias, a Energy Source fez a aplicação de um algoritmo responsável por otimizar toda a seleção correta dos módulos das baterias que já foram usadas em carros elétricos e outros veículos eletrificados.
O algoritmo realiza a análise e faz seleção dos módulos que estão em condições de serem devidamente enviados ao processo de reuso desses módulos, viabilizando o prolongamento de sua vida útil em até 10 anos ou mais.
A Energy Source faz o armazenamento e o monitoramento do estado de todos os módulos de baterias dentro de seu banco de energia, deixando-os conectados a um grande gerenciador de energias da WEG, responsável pelo abastecimento de uma estação de carregamento rápido de 60 kW, no modelo WEMOB Station.
Gerenciadores de energia da WEG
O gerenciador de energias WEG fica com a responsabilidade de conectar 18 painéis de energia solar a rede elétrica ao banco de energia das baterias, tornando viável o abastecimento do Power Bank 24 horas por dia e durante a semana inteira.
Quando o Power Bank 24 horas estiver 100% abastecido, toda a energia excedente dos painéis de energia solar é totalmente devolvido à rede elétrica, isso, além de ser uma forma de compensação, também gerar créditos de carbono (CO2).