Início Quem descobriu o gás natural?

Quem descobriu o gás natural?

3 de outubro de 2022 às 20:08
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail

O gás natural é uma energia limpa e de origem fóssil, sendo uma mistura de hidrocarbonetos leves, com destaque para o metano. Embora esteja localizado no subsolo, muitas pessoas não sabem quem descobriu o gás natural, sabendo apenas que ele é procedente da decomposição da matéria orgânica situada entre os extratos rochosos. 

Neste sentido, tanto o gás natural quanto o gás manufaturado não possuem cheiro, ou seja, são adicionados odores para ser percebido em caso de escapamento. Além disso, o gás natural é uma energia carente de enxofre, possuindo combustão completa, liberando produtos como dióxido de carbono e vapor de água, componentes não tóxicos, o que o torna um gás não poluente e ecológico.

Como é feito o transporte do gás natural?

Quem descobriu o gás natural / Canal algasalagoas

Uma vez que o gás natural é extraído do subsolo, ele deve ser transportado até as zonas de consumo, que podem estar próximas ou distantes do local de extração. Neste sentido, o transporte, desde as jazidas até estas zonas, é feito por tubulações de grande diâmetro, conhecidas como gasodutos.

Por outro lado, quanto o transporte é realizado por mar e não é possível construir gasodutos submarinos, o gás é transportado em navios metaneiros. Neste caso, o gás natural é liquefeito a 160 graus abaixo de zero, reduzindo o seu volume 600 vezes para poder ser transportado. No porto receptor, o gás é descarregado em plantas e terminais de armazenamento para realizar a regaseificação.

Em seguida, o gás permanece armazenado em grandes depósitos na pressão atmosférica, e é posteriormente injetado na rede de gasodutos para ser transportado aos pontos de consumo. Dessa forma, todas as instalações são construídas preservando o meio ambiente, especialmente por grande parte serem subterrâneas, favorecendo a possível restituição da paisagem do local.

Quem descobriu o gás natural?

Historicamente, o gás natural foi descoberto na Pérsia (atual Irã), por volta de 6000 a.C. e 2000 a.C. e, conforme alguns apontamentos históricos, o gás era usado mantê manter aceso o “fogo eterno”, que representa um símbolo de adoração de uma seita local. Neste sentido, não se sabe exatamente quem descobriu o gás natural, mas sabe-se onde ele foi encontrado pela primeira vez. Por outro lado, na China, o gás natural é conhecido desde 900 a.C., entretanto, o conhecimento da primeira utilização do gás natural, conforme um manuscrito chines, está datado de 347 a.C. O manuscrito descreveu o gás como um “ar de fogo” que era usado para iluminação de várias regiões.

Na Europa, o gás natural foi descoberto somente no século XVII, onde, num primeiro momento, não despertou muito interesse. Isso porque, na época, o gás de iluminação pública na Europa era oriundo do carvão, por volta de 1790. Entretanto, há cerca de 200 anos, Alessandro Volta descobriu o potencial energético do gás natural, após verificar que bolhas emergentes da água, no lago Maggiore, brilhavam com chama azulada. Em 1821, em Fredonia, próximo à Nova York, a cidade era iluminada por gás natural, isso porque o gás gerava energia espontaneamente de uma rachadura no chão, na saída da cidade. Na época, a canalização era feita de madeira e chumbo, por isso, podemos avaliar o nível de insegurança para as pessoas, devido às potentes explosões que poderiam ocorrer com o gás.

Além disso, não havia mecanismos adequados para transportar o gás até as casas da cidade, o que impedia o seu uso para aquecimento, uso para cozinhar e outras utilizações, sendo, na época, usado apenas para iluminação pública. Porém, tudo mudou em 1885, quando Roberto Bunse, ao misturar ar e gás natural, permitiu usar plenamente as vantagens desse combustível. Na época, os produtores de gás natural mudam sua ideia sobre o combustível, voltando suas atenções para as propriedades térmicas existentes, promovendo-o como fonte de energia para aquecimento de ambientes e cozinhas.

Por fim, devemos dizer que, embora não saibamos quem descobriu o gás natural, foi somente após a Segunda Guerra Mundial que o transporte do gás através de gasodutos teve início. Isso ocorreu devido aos avanços resultantes da guerra, especialmente no setor metalúrgico, na soldadura e na produção de tubos que, rapidamente, permitiram o desenvolvimento do transporte de gás natural.

Relacionados
Mais recentes
Fechar