O gás natural pode ser definido como uma fonte de energia classificada como combustível fóssil. Normalmente, ele é formado por diversos hidrocarbonetos, sendo o principal dos seus componentes o gás metano, que corresponde a 70% de sua composição. Por isso, vamos te mostrar como o gás natural pode ser usado.
Inclusive, vale citar que não é somente o metano que compõe o gás natural, pois cerca de 30% de sua composição também conta com etano, propano e outros hidrocarbonetos. Dessa forma, ele é um gás atóxico, inodoro, ou seja, não possui cheiro. Entretanto, por ser inflamável, eles são odorizados artificialmente para evitar vazamentos.
Para que serve o Gás Natural?
Atualmente, o gás natural possui uma ampla aplicação, podendo ser usado nas indústrias, automóveis, residências, comércio, e principalmente como combustível e fonte de energia. Por isso, proponho mostrarmos como o gás natural pode ser usado em cada área:
Indústrias: nas indústrias, o gás natural é usado para a produção de metanol, ureia, amônia ou eletricidade.
Comércio: no comércio, o gás é usado como fonte de energia para aquecimento ou para gerar energia para aparelhos elétricos.
Residências: o gás natural é tipicamente usado nas residências para abastecer eletrodomésticos, como fogão, máquina de lavar ou lareiras, além de ser usado como aquecedor para água e/ou ambientes.
Carros: ele pode ser usado como combustível para carros, substituindo a gasolina, diesel ou algo.
Como o gás natural pode ser usado?
O gás natural é um combustível que possui diversas finalidades, podendo ser usado tanto como matéria-prima na indústria, como uma forma de geração de energia. Neste sentido, trouxemos alguns exemplos de como o gás natural pode ser usado:
- Gerador de calor para o aquecimento de residências;
- Gerador de eletricidade nas usinas termelétricas;
- Substituto do gás de cozinha butano;
- Matéria-prima para a produção de fertilizantes;
- Combustível para carros, como gás natural veicular (GNV).
Quais são as vantagens do gás natural?
Agora, depois que vimos como o gás natural pode ser usado, vamos mostrar algumas vantagens do produto. Um dos seus maiores benefícios é o fato do GN emitir menos gases poluentes do que os derivados de petróleo, por exemplo. Além disso, ele não gera outros tipos de resíduos, sendo uma fonte mais limpa de energia.
Por outro lado, ele também possui alta produtividade e custos menores ao consumidor final, além de ter um nível maior de segurança, pois não precisa ser armazenado em estoques, se dissipando facilmente no ar. Ademais, os gasodutos facilitam o transporte do gás natural, tornando-o mais ágil e dinâmico.
Quais são as desvantagens do gás natural?
Embora tenha muitas vantagens, o gás natural também apresenta algumas desvantagens para a indústria. Em primeiro lugar, vale citar que o gás natural é um combustível não renovável, ou seja, ele é finito na natureza, sendo essa, possível a sua maior desvantagem.
Outros aspectos também o tornam inseguro para a utilização doméstica ou em veículos, como o fato de ser extremamente inflamável, e sendo produtor de componentes tóxicos, como o monóxido de carbono, extremamente perigoso para a saúde humana, especialmente por ser imperceptível por não possuir cheiros, o que pode causar acidentes.
Além disso, o processo de obtenção de gás natural, principalmente na etapa da extração, possui alguns riscos ao meio ambiente quando não é feito o processo corretamente. Por isso, caso isso ocorra, diversos vazamentos e acidentes acontecem na extração, impactando negativamente a vida dos profissionais envolvidos.
Por fim, podemos dizer que uma das grandes vantagens é o futuro do gás natural. Como mencionamos, ele é um combustível finito, ou seja, uma hora acabará. Portanto, é necessário que as indústrias encontrem uma nova fonte de energia para não ficarem reféns do uso de gás natural nas próximas décadas.