Basicamente, podemos definir o gás natural como um combustível de origem fóssil, composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o etano e o metano. Normalmente, é encontrado em depósitos subterrâneos associados ao petróleo, embora também possa ser encontrado isoladamente. Neste sentido, vamos te mostrar o que é gás natural e para que serve.
Por outro lado, é necessário mencionar que a obtenção de gás natural se dá por prospecção, análise e exploração. Em seguida, o material é direcionado para as refinarias, e através delas que há um processo para o consumidor final, como as indústrias e residências.
Dessa forma, podemos dizer que a utilização de gás natural possui diversas vantagens, como a alta produtividade e a baixa emissão de poluentes na atmosfera, mas, sempre deve ser feita de maneira racional, especialmente por se tratar de uma fonte de energia limitada na natureza.
Atualmente, vivemos em um mundo em constante discussão sobre o uso de combustíveis renováveis, que conseguem reduzir os efeitos dos gases poluentes na atmosfera. Por isso, o uso de gás natural é um ótimo aliado para o meio ambiente. Logo, vamos te mostrar o que é gás natural e para que serve, e quais os benefícios que ele tem para a nossa sociedade.
O que é gás natural e para que serve?
O gás natural é um composto de elementos químicos, os hidrocarbonetos leves, encontrados na natureza e, quando submetidos a temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanecem em estado gasoso. Ao todo, os elementos químicos que constituem o gás natural são:
- Etano;
- Propano;
- Metano;
- Butano;
- Outros gases em pequenas proporções.
Dessa forma, o gás natural pode ser obtido de duas formas, na primeira, a partir de jazidas, associado a petróleo e na queima de biomassas, como o bagaço da cana-de-açúcar. Assim, o gás natural obtido nas jazidas afeta menos a natureza em comparação com o carvão mineral e o petróleo, por exemplo, além de ter custos menores. Por outro lado, o gás natural obtido pela queima de biomassas é mais sustentável com custos econômicos menores.
Além disso, o gás natural é transportado em gasodutos, tubulações que possuem maior diâmetro, enquanto operam em alta pressão, conseguindo fazer o transporte do produto para os consumidores. Dessa forma, é uma excelente opção para driblar os combustivei fósseis, principalmente por ter uma extração e transporte mais adequados as necessidades ecologicas.
Como exemplo, podemos citar o gasoduto Brasil-Bolívia, que possui mais de 3 mil km e parte de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, até o seu destino, Canos, no Rio Grande do Sul. No trajeto, ele ainda passa por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Vantagens do uso de gás natural
Agora que você já sabe o que é gás natural e para que serve, vamos citar que, atualmente, o gás passa por um tratamento, sendo processado antes de ser enviado para o cliente final. Neste sentido, o gás natural tem diversas finalidades e aplicações, adaptadas às necessidades de cada cliente.
Nas indústrias, o gás natural é usado para a geração de eletricidade. No comércio, é usado para aquecimento de ambientes. Por outro lado, as residências usam o gás natural para aquecer ambientes, além de fazer aquecimento de água.
Nos carros, o gás natural é um substituto dos combustíveis fósseis, como a gasolina, diesel e o álcool, principalmente aquele obtido com a queima de biomassa. Dessa forma, ele acaba sendo benéfico por emitir menos gases poluentes do que os combustíveis tradicionais.
Atualmente, o gás natural representa cerca de 15% do consumo de energia do mundo, e a tendência é que esse número se eleve, especialmente devido a diversas políticas adotadas por países, que visam proibir a fabricação e circulação de carros movidos a combustíveis fósseis nos próximos anos.