Início Como estão as ferrovias atualmente?

Como estão as ferrovias atualmente?

30 de novembro de 2022 às 14:12
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Como estão as ferrovias atualmente
Como estão as ferrovias atualmente (Foto/divulgação)

Historicamente, as ferrovias sempre foram importantes para o desenvolvimento econômico e sustentável de um país. Neste sentido, mesmo com a criação de outros meios de transporte, o setor ferroviário continua ativo e com diversos desdobramentos tecnológicos e sociais. Por isso, vamos te mostrar como estão as ferrovias atualmente.

Neste sentido, diversas novas tecnologias têm sido implementadas para remodelar as ferrovias globais. Assim, novos trens são lançados a cada ano, sempre com novas modalidades e atributos, como a possibilidade de levitarem no ar para andar em até 300 km/h.

No Brasil, o setor ferroviário foi sucateado há várias décadas, sendo que as ferrovias ainda não são pauta no desenvolvimento sustentável do país. No entanto, algumas ações visam minimizar os impactos negativos causados no setor, estimando uma ampliação em alguns anos.

Por que as ferrovias são importantes?

Como estão as ferrovias atualmente / Canal BBC News Brasil

Os benefícios das ferrovias para um país como o Brasil são inúmeros. Em suma, é um setor fundamental para a logística de transporte de cargas. Entre as maiores vantagens desse tipo de transporte, temos:

  • Valor de frete mais baixo;
  • Menor despesa para grandes distâncias;
  • Segurança no transporte;
  • Possibilidade de escoar grandes cargas.

Neste sentido, a infraestrutura de transporte de cargas influencia diretamente no desenvolvimento econômico de um país. Isso porque é um modal eficiente, garantindo deslocamento de pessoas e bens, atraindo diversas oportunidades econômicas. 

Sendo assim, uma boa infraestrutura e uma malha ferroviária bem conectada transformam o país em uma potência econômica. Além disso, as ferrovias proporcionam acesso a diversos mercados, gerando mais investimentos e empregos.

Por outro lado, o transporte ferroviário de cargas é fundamental para vários setores, não só o agronegócio. Em suma, as mercadorias mais transportadas nesse tipo de modal são:

  • Grãos;
  • Petróleo;
  • Minério de ferro;
  • Itens siderúrgicos;
  • Calcário;
  • Cimento;
  • Fertilizantes;
  • Contêineres.

Por fim, as ferrovias também podem ser a solução para evitar problemas de abastecimento. Como exemplo, tivemos a greve dos caminhoneiros em 2018, que interrompeu as exportações brasileiras. Dessa forma, caso o país tivesse um sistema ferroviário adequado, essa situação não seria tão grave.

Como está o cenário atual das ferrovias?

Embora o setor ferroviário brasileiro tenha um futuro mais promissor, atualmente, ele está sucateado. Isso porque, conforme alguns estudos, mais da metade da malha ferroviária está abandonada no país.

São 29 mil km de malha ferroviária, sendo que quase nove quilômetros de ferrovias foram abandonadas. Por outro lado, outras malhas em bom estado já começaram a apresentar defeitos.

Como comparativo, o uso do transporte de cargas ferroviário brasileiro marca somente 15%, enquanto em países como EUA, Austrália e Canadá, o percentual é de 48%. Na Rússia, o montante é impressionante: 81%.

Contudo, mesmo possuindo uma malha ferroviária muito menor que outras potências, ainda assim o país colhe frutos no setor. Assim, é um indicativo que o futuro das ferrovias no Brasil é promissor.

Conforme dados da Agência Nacional de Transportes (ANTT), o volume de cargas no transporte ferroviário cresceu 30,1% no último ano. Além disso, houve um aumento de 15% no volume registrado frente ao ano de 2020.

Como será o futuro das ferrovias no Brasil?

Atualmente, algumas medidas têm sido tomadas para expandir o setor ferroviário brasileiro. Em 2019, foi assinado um decreto para a construção da ferrovia Norte-Sul, ligando Tocantins a São Paulo. Dessa forma, é necessário fazer os ajustes necessários para começar as obras. 

Além disso, o Plano de Logística Nacional estima que o transporte ferroviário brasileiro alcance 30% até 2025. Hoje, além da construção da Norte-Sul, existem planos para a construção de mais três ferrovias, que devem ser inauguradas em até 15 anos.

Além disso, o Ministério da Infraestrutura acredita que a tecnologia 5G, será responsável pela otimização operacional do transporte de cargas no Brasil. Dessa forma, o governo acredita que a alta demanda do setor por eficiência e competitividade trará o surgimento de tecnologias que permitam automatizar os processos das ferrovias brasileiras.

Por fim, há a previsão de que o setor de transporte rodoviário de cargas movimente cerca de R$60 bilhões nos próximos anos, impulsionando não somente o setor, mas toda a economia do país.

Relacionados
Mais recentes
Fechar