Início Quais são os meios de transporte ferroviário?

Quais são os meios de transporte ferroviário?

30 de novembro de 2022 às 13:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são os meios de transporte ferroviário
Quais são os meios de transporte ferroviário (Foto/divulgação)

O transporte ferroviário é aquele feito por veículos que percorrem linhas de ferro, composta por carris, como os trens. Neste sentido, eles são costumeiramente usados para transporte de cargas, mas, dependendo do modelo, também é possível transportar pessoas. Por isso, confira quais são os meios de transporte ferroviário.

Em suma, os transportes ferroviários são indicados para transportar cargas pesadas, como produtos agrícolas, minérios, siderúrgicos e outros, além de pessoas a medidas e longas distâncias. Embora seja bastante eficiente, esse tipo de transporte ainda é pouco usado no Brasil.

Neste sentido, existem diversos tipos de veículos de transporte ferroviário, tanto para passageiros como para cargas. Por isso, vamos te mostrar quais são os principais meios desse setor, e como eles são usados para o transporte. Confira abaixo!

Quais são os principais meios de transporte ferroviário?

Quais são os meios de transporte ferroviário / Canal Poliedro Educação

Basicamente, o transporte ferroviário exige uma série de processos, como manobrista, pesagem, carregamento e descarregamento, entre outros. Por isso, confira quais são os meios de transporte ferroviário:

Locomotivas

As locomotivas são veículos ferroviários com o papel de fornecer energia para o restante do trem. Na prática, é o primeiro vagão do trem, ficando com a missão de puxar o restante da estrutura, para que o trem possa se movimentar.

Além disso, o tipo de energia usado pela locomotiva depende da construção do restante do trem, além das necessidades da via ferroviária. Neste sentido, a energia foi alterada diversas vezes ao longo da história, indo desde o vapor até a eletricidade.

Locomotiva de manobra

Além das composições específicas de cada trem, é necessário destacar os componentes mais relevantes das ferrovias, como os trens, trilhos, dormentes, entre outros.

Sendo assim, para que as ferrovias funcionem, existe um sistema formado por vias férreas, pátios, estações, entre outros espaços e equipamentos. Por exemplo, os pátios ferroviários desempenham diversas funções, como estacionamento, carregamento de cargas, entre outros.

Para que todo esse processo seja bem executado, é preciso que os vagões sejam acoplados a uma locomotiva específica. Assim, ela é chamada de locomotiva de manobra, sendo um dos principais veículos ferroviários do sistema.

Veículos de operações com passageiros 

Quando falamos dos veículos de operações ferroviários, os trens, temos dois veículos principais: os de operações com passageiros e os de operações com cargas. Normalmente, esses trens de passageiros também são chamadas de carruagens

No Brasil, esses veículos ferroviários são normalmente usados para transporte em algumas cidades do país, através do metrô, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, também existem linhas de trens intermunicipais entre algumas cidades.

A composição desses veículos é diferente entre os trens de passageiros e cargas, especialmente pelos vagões.

Assim, o vagão do trem ferroviário de passageiros é chamado de carro ferroviário, tendo uma estrutura construída para que os passageiros permaneçam dentro dos vagões, de forma segura.

Para se locomover, os carros ferroviários precisam estar conectados uns aos outros até a locomotiva, através da tração. Dessa forma, eles são presos, diminuindo as chances de acidentes durante as viagens.

Veículos ferroviários de operações com carga

Normalmente, os veículos ferroviários de operações com carga possuem bastante variação entre modelos e tipos, especialmente nos vagões. Assim, o transporte de mercadorias pelas ferrovias depende que cada um dos veículos ferroviários sejam construídos para se adaptar ao tipo de carga que será transportada.

Além disso, a forma como os veículos são carregados e descarregados também varia bastante, conforme o tipo de mercadoria que está sendo transportada.

Geralmente, conforme o tipo de vagão usado no transporte, as cargas são posicionadas de maneira segura, para evitar desperdícios importantes para as empresas envolvidas. 

Por fim, essas cargas precisam ser pesadas em balanças ferrovias antes do processo, para identificar se os valores estão adequados para o trem que está viajando.

Relacionados
Mais recentes
Fechar