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Qual é o conceito de ferrovias?

30 de novembro de 2022 às 13:28
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Qual é o conceito de ferrovias
Qual é o conceito de ferrovias (Foto/divulgação)

A ferrovia é um meio de transporte e carregamento de produtos por via terrestre, que consiste em movimentar um veículo automotor por trilhos de metal. Em suma, esse veículo consegue movimentar várias toneladas e, por isso, é uma das melhores maneiras de transportar altas cargas. Neste sentido, vamos te mostrar qual é o conceito de ferrovias.

Desde a sua criação, o sistema ferroviário tem sido interpretado como uma forma rápida e eficiente de transportar grande volume de carga, além de um número significativo de pessoas em um curto espaço de tempo. Dessa forma, diversas nações investiram consideravelmente na construção e aprimoramento das ferrovias ao longo do tempo.

No Brasil, o sistema ferroviário começou a se formar em meados do século XIX, com os esforços de Dom Pedro II. No entanto, a falta de políticas públicas adequadas e a negligência de alguns governantes, sucateou o sistema ferroviário brasileiro, que sofre há várias décadas com o descaso do Governo Federal e outras entidades.

O que é uma ferrovia?

Qual é o conceito de ferrovias / Canal Brasil Ferroviário

Em suma, a ferrovia, também conhecida como estrada-de-ferro ou via-férrea, é o meio de transporte baseado na locomoção de trens sobre carris. Historicamente, elas foram inventadas pelo engenheiro inglês Richard Trevithick no fim do século XIX, no entanto, os primeiros vagões eram guiados por cavalos.

A primeira locomotiva da história pesava 10 toneladas, contendo cinco vagões, podendo carregar até 70 parceiros. Por outro lado, o primeiro trecho de ferrovia foi criado em 27 de setembro de 1825, na Inglaterra. Assim, desde então, esse meio de transporte se espalhou rapidamente por todo o mundo.

Normalmente, as ferrovias são muito utilizadas na Europa e em muitos países desenvolvidos, além de serem bastante empregadas em países altamente populosos, como a China e a Índia, por exemplo. Paralelamente, países da América Latina e África optam por rodovias, por serem mais rápidas e terem resultados a curto prazo.

No entanto, essa escolha, possivelmente, não tenha sido benéfica, uma vez que as ferrovias possuem enormes vantagens. Entre os maiores deles, podemos citar que é o meio de transporte que permite a maior capacidade de passageiros e de transporte de carga, além de ter um custo de manutenção muito menor que as rodovias.

Para exemplificar esse benefício, com apenas um litro de combustível, um caminhão transportava uma tonelada de carga por 25 km. No entanto, no caso das ferrovias, essa distância passa para 86 km. Sendo assim, é o melhor meio de transporte para economizar e ter mais autonomia.

Assim como em muitas nações, o Brasil optou priorizar as rodovias, embora as ferrovias fossem uma excelente opção, uma vez que o país tem dimensões continentais. Além disso, para o transporte de certos tipos de carga, como grãos e minérios, por exemplo, as ferrovias são os meios de transporte mais adequados e rápidos.

Qual é a importância histórica das ferrovias?

Em suma, o surgimento das ferrovias significou a possibilidade de interligar pontos distantes por terra em muitos países e, eventualmente, até continentes. Consequentemente, as primeiras linhas ferroviárias nasceram. Assim, isso permitiu reduzir os longos prazos de entre em termos de rotas de comércio naval, por exemplo.

Por isso, foi possível conectar a Europa à Ásia através de rotas, além de reduzir os tempos de viagem na América. Nessa perspectiva, sobressaem as vastas extensões dos Estados Unidos ou México, além do vasto continente africano.

A criação e crescimento exponencial das ferrovias foi tanto, que muitos governos assumiram sua gestão. Assim, somado com a iniciativa industrial privada, motivaram a conhecida febre ferroviária.

No Brasil, a falta de investimentos ao longo da história provocou uma recessão no setor ferroviário. No entanto, ações recentes do Governo Federal demonstram interesse nos investimentos privados no setor, ou seja, espera-se que até o fim da década as ferrovias brasileiras já voltem a ter investimentos adequados para funcionar. 

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