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Blindagem inédita no Brasil desta Cybertruck custou uma fortuna, exigiu forno 70% maior e virou desafio para a líder da blindagem automotiva no país

Publicado em 02/10/2025 às 14:55
Tesla Cybertruck, Blindagem, Cybertruck blindada
Imagem: Divulgação / Tesla
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Tesla Cybertruck Cyberbeast ganha blindagem exclusiva no Brasil; processo de 60 dias envolve vidros especiais, Tensylon e custo milionário

O mercado de carros blindados deve atingir um recorde histórico em 2025, com expectativa de quase 40 mil unidades no Brasil. No meio desse crescimento, um veículo chama atenção: a Tesla Cybertruck Cyberbeast. Importada de forma independente, a picape elétrica custa cerca de R$ 1,5 milhão no país. Entre mais de 20 exemplares circulando, ela é a única a contar com blindagem completa.

Blindagem feita pela Carbon

A responsabilidade por reforçar a segurança do modelo ficou com a Carbon, líder do segmento no Brasil. A empresa projeta encerrar o ano com 6.000 carros blindados concluídos, média de 500 a 600 por mês.

Um dado chama a atenção: 67% desses veículos já são eletrificados. O campeão de blindagens em 2025 não é Volvo nem BMW. É o Toyota Corolla Cross.

O desafio do para-brisa

Logo no início, a equipe da Carbon encontrou um obstáculo. O para-brisa da Cybertruck exigia soluções fora do comum.

Essa peça equivale a duas vezes o para-brisa de um BMW X3”, explicou Cacá Mancebo, diretor de marketing da empresa.

Para viabilizar a produção, fornos específicos precisaram ser desenvolvidos, 70% maiores que os tradicionais. Tudo para conseguir curvar e sinterizar o vidro.

A instalação também surpreende. Em SUVs convencionais, o ângulo do para-brisa é de 25° ou mais. No caso da Cybertruck, são apenas 18°.

Blindagem das partes opacas

Outro ponto delicado foi reforçar portas, colunas e teto. A Carbon recorreu ao scanner 3D para projetar mantas de Tensylon.

Esse material é tão resistente quanto o aço, mas até 80% mais leve. A escolha foi fundamental para não comprometer desempenho e autonomia da picape elétrica.

Além disso, a desmontagem só foi possível após a importação de ferramentas originais da Tesla.

Processo delicado e demorado

Para desmontar com segurança, a equipe precisou desenergizar o veículo, colocar em modo de serviço e manter a bateria carregada. Assim, os sensores e assistências de condução não ficariam descalibrados.

O trabalho foi minucioso. Do recebimento à entrega, a blindagem levou cerca de 60 dias.

Esse prazo foi maior que o habitual da Carbon. Em outros veículos, a média é de 22 dias úteis.

O gargalo da produção

O motivo da diferença está principalmente nos vidros. Em boa parte das blindadoras, eles são importados e podem demorar até 40 dias.

A Carbon resolveu esse problema ao fabricar os próprios vidros. Isso reduziu o prazo de entrega de 40 para cinco dias.

Com a operação verticalizada, controlamos a matéria-prima, a segurança balística e o desempenho final”, destacou Mancebo.

Modelos mais caros e mais baratos

A Cybertruck é o veículo de maior valor agregado já blindado pela empresa. O histórico inclui Audi RS6, Porsche 911 Turbo S, Mercedes Classe G, Range Rover SV e Cadillac Escalade.

Na outra ponta, o modelo mais barato a receber blindagem foi o BYD Dolphin Mini.

Portanto, a gama de serviços mostra a versatilidade da Carbon, atendendo desde carros de luxo até compactos populares.

Cybertruck já tem proteção de fábrica

Um detalhe curioso é que a Cybertruck sai de fábrica com certa proteção balística. Sua carroceria externa é feita de aço inoxidável escovado, chamado Inox 304L.

Esse aço tem 1,5 mm de espessura e já garante cobertura básica contra disparos de calibre 22, considerada proteção Nível I.

No entanto, os vidros não contam com a mesma resistência. Foi justamente essa a parte mais trabalhosa do processo no Brasil.

Teste atrapalhado de Elon Musk

A fama de proteção da picape começou em 2019. Durante o lançamento, Elon Musk tentou demonstrar a robustez do vidro batendo com uma marreta.

O resultado, porém, não foi como esperado. O vidro estilhaçou, e a cena repercutiu no mundo todo.

No Brasil, a blindagem feita pela Carbon elevou a proteção ao Nível III-A, o máximo permitido para civis.

Custos da blindagem

O valor exato do processo não foi revelado pela empresa. Mas a apuração do UOL Carros mostra que não sai por menos de R$ 500 mil.

Isso sem contar o preço do veículo, que já é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Em outros carros, os valores de blindagem variam bastante. Vão de R$ 90 mil em compactos até R$ 200 mil em SUVs com teto panorâmico e dimensões maiores.

Segmento em expansão

O mercado de blindagem vive um momento aquecido no Brasil. O crescimento se explica porque a demanda por carros seguros não para de aumentar.

Além disso, a eletrificação ganhou força e representa a maior parte dos pedidos em 2025.

Nesse cenário, a Cybertruck se tornou símbolo de inovação, luxo e proteção.

Uma picape futurista, blindada em processo único, que reforça a posição do Brasil como referência mundial nesse setor.

Com informações de UOL.

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Romário Pereira de Carvalho

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