Um dos projetos ferroviários da parceria entre o BID e MInfra, foi aprovado pelo Ibama para instalação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste
O Ministério da Infraestrutura – Minfra e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID assinaram um acordo de cooperação técnica para apoiar o desenvolvimento de projetos ferroviários. Ao todo, serão destinados US$ 450 mil para melhorar o modal ferroviário no Brasil. Pelos termos assinados no contrato, serão desenvolvidos instrumentos para a análise preliminar de projetos, a fim de estimular a otimização e melhorias no sistema de transporte ferroviário. Com a modernização dos ativos, espera-se atrair mais a atenção dos investidores.
Veja também outras notícias:
- Usina contrata auxiliar de eletricista, técnico eletroeletrônico e mais, para vagas de emprego e futuras oportunidades, em São Paulo
- Atração de novos investimentos bilionários na Bahia podem gerar 36,3 mil vagas de emprego
- Terminal Portuário em Salvador, no estado da Bahia, recebe visita do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura
Natália Marcassa, secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, disse que “A cooperação técnica firmada com o BID nos ajudará muito na melhoria regulatória das concessões ferroviárias. A partir desta parceria e dos recursos que receberemos do BID, será dado mais um importante passo para o fortalecimento do modal ferroviário. Essa é uma iniciativa fundamental para avançar com o equilíbrio da nossa matriz de transportes”.
O projeto irá investir US$ 450.000, que também inclui a análise de outros instrumentos financeiros para promover projetos ferroviários de infraestrutura greenfield e brownfield. Além disso, inclui a análise das necessidades existentes de pesquisa e avaliação de risco da sustentabilidade socioeconômica dos sistemas instalados, pesquisa sobre o impacto dos projetos de transporte ferroviário de mercadorias ou passageiros, revisão das regulamentações federais, workshops e eventos para promover a troca de experiências.
-
Duplicação de rodovia entre Paraná e Santa Catarina avança com oito empresas interessadas em licitação milionária
-
O sudeste do Brasil receberá o maior condomínio logístico do país: um projeto de R$ 2 bilhões com mais de 620 mil m², atraindo gigantes do setor e gerando empregos
-
De café a fertilizantes: expansão milionária do Terminal de Vila Velha coloca o Espírito Santo no mapa da logística global
-
Após décadas no papel e R$ 8,2 bi gastos, Transnordestina já tem marcado seu ‘mês de estreia’ para levar grãos do Piauí ao Ceará e acena com escoamento por Pecém
Morgan Doyle, o representante do BID no Brasil, disse que “Queremos ajudar o Brasil a fazer mais com menos e sabemos que o setor ferroviário pode não somente impulsionar a economia, gerando empregos e reduzindo custos logísticos, mas também contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa”.
Na semana passada, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença para a instalação da Ferrovia Integrada Centro-Oeste (FICO). Portanto, do ponto de vista da proteção ambiental, esses projetos podem começar já no próximo ano. A extensão é de 383 quilômetros ligará o Vale do Araguaia, região produtiva e em desenvolvimento do Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, que facilitará o escoamento da safra para Santos (SP), Itaqui (MA) e futuramente Ilhéus (BA).
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.